É impressionante o número de discipulos que escolhem erradamente seus mestres e os seguem impensadamente.
Tamanho é o fanatismo e a devoção desses discípulos que não se apercebem que o mestre os conduz por caminhos cada vez distante do caminho que leva ao pai.
O BLOG vai apontar alguns exemplos. E não trazidos da Antiguidade ou da Idade Média, nem no tempo das Cruzadas, ou da Inquisição.
Um deles ocorreu há 50 e poucos anos atrás e os outros 2 na década de 90. Não em países muito atrasados mas em 2 países do primeiro mundo : Estados Unidos e Japão.
Não julgar ou condenar.
Primeiramente não estamos aqui para julgar ninguém. Vibremos para que a espiritualidade possa estar ao lado daqueles que foram vítimas de suas escolhas equivocadas, auxiliando-os a encontrar o caminho correto rumo ao pai.
Primeiro caso: Jim Jones
Wikipedia
https://en.wikipedia.org › wiki (seita)
É o caso do pastor norte americano Jim Jones que, na década de 70, fundou a igreja “People’s Temple” templo dos povos que buscava a igualdade racial.e pregava o fim do mundo numa guerra nuclear. Ele se julgava a reencarnação de Jesus, Ghandi, Buda, Karl Marx.
Fundou na Guiana uma cidade de nome Jonestown e levou para lá quase 1000 discípulos. Dizem que a fazenda tornou-se um campo de concentração em novembro de 1978 quando alguns residentes manifestaram a intenção de voltar para os EUA, junto com um senador que os visitava Jones convenceu a maioria a ingerir veneno e suicidar-se com ele. O restante que se recusou a fazê-lo foi assassinado alcançando um total de 914 mortes. Foram 638 adultos e 270 crianças. Muito triste.
Os discipulos constataram tragicamente o erro que cometeram
Segundo caso: Shoko Asahara
wikipedia
https://en.wikipedia.org › wiki (seita)
Em 20 de março de 1995, Tóquio sofreu o pior ataque terrorista da história japonesa por membros da seita “Verdade Suprema” liberaram gás sarin na rede metroviária da cidade, expondo cerca de 5.000 pessoas ao seus vapores 12 pessoas morreram e mais de 3.000 ficaram feridas, muitas das quais ainda sofrem com os efeitos colaterais, que incluem danos cerebrais, problemas respiratórios e depressão. Shoko Asahara o fundador da seita “Verdade Suprema” grupo religioso pseudo budista era praticante de yoga e de exercícios buscando aprimorar o cérebro e aperfeiçoar práticas sobrenaturais. Qualquer coisa que ele dissesse era tomada como verdade e obedecida cegamente. Dentre outras esquisitices ele vendia a água do seu banho e também vendia pelos de sua barba porque tudo isso teria fins terapêuticos e propriedades mágicas. Ele foi julgado e condenado a morte e até hoje aguarda execução.
Terceiro caso: Heaven’s Gate
wikipedia
https://pt.wikipedia.org/wiki/heaven%27s_gate_(seita)
Encontramos na Califórnia onde Marshall Applewhite, após uma experiência de quase-morte devido a ataque do coração, fundou em 1970 com a enfermeira dele a seita Heaven’s Gate (portal do paraíso) mais uma religião espiritualista e apocalíptica da nova era.pregavam que a Terra e tudo que havia nela seria “reciclado” num processo traumático e poucos seriam salvos dentre esses, eles próprios. Até que em 1997 os astrônomos anunciaram a passagem do cometa Hale-Bopp, que passou entre os planetas Jupiter e Saturno e foi considerado o cometa mais brilhante visto da terra no século 20.
Foi a oportunidade que Marshall esperava: anunciou que graças a esse cometa eles seriam salvos. É que Marshall descobriu (ninguém sabe como) que o cometa era seguido de perto por uma gigantesca nave que percorria o universo resgatando e salvando indivíduos. E como chegar até ela ? Bem, não seriam os corpos físicos dos seguidores de Marshall que seriam transportados, mas seus espíritos, após evidentemente seu indispensável desencarne.
Consequência: em março de 1997 a polícia descobriu que os 39 membros incluindo Marshall, envenenaram a si mesmos em uma mansão na Califórnia. Detalhe: eles estavam uniformizados, vestindo tênis da mesma grife e tarjas ao redor do braço que diziam “equipe de desembarque Heaven’s Gate”.
Lamentável infelizmente.