O ISLAM ESPÍRITUALISTA DESDE O SÉCULO X
O SUFISMO É A CORRENTE MÍSTICA DO ISLAMISMO . É O ESOTERISMO E ESPIRITUALISMO ISLÂMICO E POR ISSO NÃO É ACEITO PELO ISLAM ORTODOXO.
A ordem Mevlevi
Esta ordem deve o seu nome ao poeta Jalal al-din Rumi, chamado Mevlana em turco (século XIII). Encontra-se geograficamente circunscrita à atual Turquia e aos Balcãs.
Nas suas práticas dhikr atribuem grande importância à música e à dança.
O exercício de meditação da ordem, denominado Sama, envolve a recitação de orações e hinos, após os quais os participantes realizam voltas à sala, numa dança em que abrem os braços à altura dos ombros, com a palma da mão direita virada para cima e a da mão esquerda para baixo. Os membros desta ordem são mais conhecidos no ocidente como os “dervixes rodopiantes”.
A ordem Naqshbandi
Largamente presente no mundo islâmico, natural do Uzbequistão. Ao contrário das outras ordens, não consideram essencial retirar-se da sociedade. Muitos membros desta ordem desempenham um importante papel de assistência social em países islâmicos.
TRECHO DE UM POEMA SUFI:
“……… Partículas do ar dançam. Cada átomo feliz ou miserável gira apaixonado em torno do sol …”
Chegando ao mundo uma escada foi posta para você ascender: primeiro foste mineral; depois te tornaste planta e mais tarde animal. Finalmente foste homem com conhecimento e fé.
Os sufis acreditam que o corão é tão importante quanto a bíblia e a torá (os livros sagrados judeus).
Surgiu pelo ano 900 d. C. Sua filosofia : “estar no mundo mas não ser dele” está em perfeita consonância com a diretriz budista da impermanência, o conceito védico de “maia” (ilusão) e o ensino de jesus: “não se apegue a coisas que a traça roi e os ladrões roubam.”
Bem como o conteúdo do logion (item) do Evangelho Gnóstico de Tomé, que reproduz a seguinte diretriz de Jesus: “neste mundo, sêde transeuntes”.