Fernando Rossit, colaborador do site da Associação Espírita Allan Kardec (www.kardecriopreto.com.br) expôs a opinião da Dra Marlene Nobre sobre o assunto.
Segundo ele, no livro organizado pela Dra Marlene Nobre de entrevistas de Chico Xavier, nos 23 anos da Folha Espírita, há a referência de uma mensagem, recebida pelo médium, de um rapaz que fez a cirurgia de mudança de sexo no plano físico, mas, após a morte, constatou que continuava a ser homem. A cirurgia não havia modificado o seu períspirito.
Em razão dessa comunicação, a Dra Marlene manifesta-se contrária à cirurgia de mudança de sexo:
“Sendo assim, sou contra, porque será uma decepção muito grande no mundo espiritual quando o que fez a cirurgia no plano físico constatar que de nada adiantou. Acho que permanecer com as partes anatômicas aqui ajudará a resgatar o sexo que se almeja do outro lado da vida”.
Entretanto o articulista não concorda com esse entendimento. E inicia sua exposição com uma indagação: ‘’ A cirurgia de mudança de sexo altera o perispírito (corpo espiritual)? Questão controversa, eis que muitos autores espíritas não chegam a um consenso sobre o assunto. (…)
Se você retirar as amigdalas, vesícula e baço, por exemplo, quando desencarnar vai possuí-los ou não? (…) Na minha opinião, devemos ter o bom senso de não generalizar e, em razão de uma ou outra comunicação de espírito desencarnado, estabelecer regras que devam servir para todos os casos. (…)
Acreditamos que qualquer alteração necessária e importante ocorrida no corpo físico poderá ser mantida no períspirito após a morte do corpo físico.
E conclui aduzindo :’’não, creio que a comunicação de um espírito desencarnado não possui o condão de estabelecer regra definitiva para o caso. Já ouvimos muitas vezes: ’cada caso é um caso’. Mantenho, portanto, minha opinião. Reflitamos! Fernando Rossit