CONHECENDO O DUPLO ETÉRICO, CORPO VITAL OU FLUIDO VITAL
Seção: “Medicina e Espiritismo” da Folha Espirita de Maio de 2002.
Dr. Ricardo Di Bernardi responde a perguntas que ampliam o conhecimento sobre o capitulo IV (1 parte) de O Livro dos Espíritos.
1 – O fluido vital forma uma estrutura especial em nós? Ou está como que…solto?
RDB: Ele forma um “corpo” de certa forma sim. Constitui o chamado corpo vital, também conhecido como corpo etérico.
2 – São sinônimos? Há outros sinônimos equivalentes?
RDB: Sim. Ei-los: Duplo etérico, corpo etérico, corpo vital (Kardec), corpo prânico, veículo do prana, corpo bioplásmico, corpo biocósmico, corpo energético, primeiro corpo de energia, corpo diáfano, corpo efêmero, veículo da vitalidade, corpo de vitalidade, casca luminosa, reflexo do corpo físico, aerossoma, armadura energética, contracorpo, cópia vital humana, corpo aitérico, corpo bardo (tibetanos), corpo biocósmico, corpo lepto-hilico, corpo leptomérico, corpo ódico, corpo unificador, djan, Kosha, reboque energético, umbra, veículo semifísico, véu do corpo humano, véu etérico, ponte corpo humana-psicossoma, pranayama-Kosha.
3 – Você ressaltou a colocação de Kardec. Agora, corpo etérico é o mesmo que períspirito ou corpo astral ou psicossoma?
RDB: Não! O corpo vital ou etérico é o que liga o corpo físico ao períspirito. É uma estrutura ou “corpo” intermediário entre o corpo material e o períspirito. Fluído Vital é o mesmo que Bioenergia.
4 – Então o corpo etérico vital tem importância nas terapias energéticas?
RDB: Sim. É o fluido vital ou bioenergia que é mobilizado nestas terapias energéticas.
5 – Poderia nos dar uma definição melhor de corpo etérico ou duplo etérico?
RDB: Conceito: Duplo etérico é um invólucro energético, vibratório, luminoso, vaporoso e provisório que coexiste estruturalmente com o corpo físico e o circunvolve. Está ligado à doação ou exteriorização de energias pois no duplo etérico é que se situam os chakras ou centros de força.
6 – Qual a situação anatômica, se assim posso dizer, do duplo etérico?
RDB: Localização: O corpo etérico é o agente intermediário entre o corpo físico e o períspirito (corpo astral).
7 – Este corpo etérico é então composto de energia ou fluído vital, é isto?
RDB: Composição: É constituído por fluido vital (energia vital ou prana ) daí a denominação corpo vital. Este fluido, originado do fluido cósmico universal absorvido pelas moléculas orgânicas confere o atributo da vida.
8 – Corpo etérico fica fazendo a ligação entre períspirito e corpo físico, no entanto ele…como que sai fora dos limites do corpo material?
RDB: Os limites plásticos do corpo humano são ultrapassados em cerca de 1 cm pelo corpo etérico.
9 – Qual é a consistência deste corpo etérico? Ou melhor seria…como quê?
RDB: Textura típica dos elementos fluídicos, mais densa nos indivíduos primitivos e mais sutil e delicada nos seres humanos espiritualmente mais evoluídos.
10 – Qual a forma e a cor deste corpo etérico?
RDB: humanoide, com grande elasticidade. Lembra o Gasparzinho ou um fantasminha. Uma massa de fluido vital que toma forma do corpo mas enquanto ocupa este espaço. Quando desencarnamos esta massa de fluido volta (quase toda) para o fluido cósmico. A coloração branca (nos espíritos encarnados mais sutis) ou acizentada nos menos evoluídos.
11 – Diz-se corpo etérico mas teria órgãos como há no períspirito?
RDB: Estrutura: não possui órgãos como o corpo astral. Possui regiões denominadas chakras ou centros de força que captam energia cósmica distribuindo-as para o corpo físico (rebaixamento vibratório) e para o períspirito (ou corpo astral) por aceleração vibratória. Os chakras são interligados por nadis ou canais que permitem circular as energias.
12 – Há alguma importância prática sabermos que existem estes canais ou Nadis?
RDB: O passe energético sobre o chakra coronário, pelos nadis (canais), chega ao local necessitado, não havendo, portanto necessidade do passe ser sobre o local enfermo ou em desequilíbrio. Ou, seja basta impor as mãos sobre a cabeça (coronário) que a energia chega lá, onde requer o paciente, pelos canais. Eis aí uma importância prática.
13 – Há referências de autores espirituais de vulto e credibilidade que façam referência ao corpo etérico (ou duplo)?
RDB: Sim, André Luiz, via Chico, e Joanna de Angelis, via Divaldo. Pode ficar tranquilo.
14 – Afinal, os chakras estão no períspirito ou no corpo etérico?
RDB: Ficam no períspirito (corpo astral) também e cada um deles se apresenta igualmente no corpo etérico. São cópias. No mundo extra-físico ou colônias espirituais, também há mediunidade e inclusive realizam sessões mediúnicas. Daí a necessidade (há outros motivos) da existência destes centros de força no corpo dos espíritos.
15 – Quais seriam as funções do corpo etérico?
RDB: Deixa eu usar uma nomenclatura, mais elegante: parafisiologia do duplo etérico.
16 – Por quê parafisiologia?
RDB: Fisiologia seria o estudo do funcionamento do corpo físico. Parafisiologia seria além do corpo físico…
17 – Qual a função principal ou a função básica do duplo etérico?
RDB:
Função 1 – O corpo etérico é o veículo e a reserva da nossa energia vital, absorve o fluido vital e o distribui pelo corpo humano além de transformar em fluidos sutis enviando-os ao corpo astral (períspirito).
Função 2 – Produção de ectoplasma. O corpo etérico é o principal responsável pela elaboração do ectoplasma, portanto participa diretamente na mediunidade de efeitos físicos e materialização dos espíritos.
Função 3 – Exteriorização de energias. Nos processos de irradiação, passes magnéticos e similares há projeção de energia vital do corpo etérico em direção ao paciente. Magos, médiuns, paranormais, feiticeiros, etc, usam (conscientemente ou não), a projeção do seu corpo etérico com finalidade terapêutica ou criminosa.
Função 4 – Programação do tempo de vida. O duplo etérico traz, em si, a programação do tempo de vida física do indivíduo. O duplo etérico possui um “quantum” de energia vital.
Função 5 – Fixação do corpo astral ao corpo físico
Função 6 – Vitalização das formas de pensamento – a mente cria formas pensamento que se mantém pelo fuido vital que doamos. É o alimento das formas pensamento. Dá vida temporária a estados formas. Veja o nome: fluido vital…
Formas pensamentos são emanações mentais nossas ou de desencarnados que são vivificadas por massas de fluido vital. Também conhecidas como “Cascões Astrais” na Teosofia. Por serem vitalizadas mantém-se com vida vegetativa temporária.
18 – A vitalização é das “formas . pensamento” ou formas “de” pensamento.
RDB: As formas pensamento ou criações ideoplásticas, são formas criadas pelo pensamento (corpo mental) que existem transitoriamente e que são vitalizadas (alimentadas com fluido vital) provindas do corpo etérico. Em nosso grupo mediúnico os médiuns desdobrados (projetados) vêem muito isto.
19 – O corpo etérico tem lucidez? Se expressa com pensamentos ou algo assim?
RDB: Não. O corpo etérico não é veículo da consciência. Não possui órgãos como o períspirito (corpo astral) que tem um cérebro (para-cérebro) o corpo etérico não atua como veículo separado, individual, para a manifestação da consciência, nem está apto para captar informações por não ter paracérebro (ao contrário do corpo astral = períspirito).
20 – O corpo etérico sendo composto de fluido vital, se desgasta? Repõe-se este fluido vital? Como?
RDB: Sim, há um desgaste natural durante a vida, no entanto há reposição deste fluido (energia vital = prana = bioenergia)
Reposição: Respiração, em especial pela respiração com mentalização ou respiração prânica, que é uma técnica de absorção desta energia vital dos cosmos.
- Reposição pela alimentação, ao se ingerir alimento orgânico sempre absorve energia vital. Se você come uma maçã está ingerindo energia vital além da composição química que compõe a maçã.
- Pode-se repor este fluido vital quando se recebe passe ou irradiação.
- Absorção pelo Chakra Esplênico, neste caso se absorve diretamente da massa de fluidos do universo.
21 – Há desgastes precoces deste fluido vital? Como?
RDB: Sim.
- Vícios podem levar a desgastes mais rápidos da bioenergia.
- Obsessão Espiritual ou vampirização energética por espíritos desequilibrados.
- Doenças também.
- Suicídio, por exemplo, seria o exemplo maior deste desgaste súbito.
22 – O suicida sofre filosoficamente por transgredir a Lei de Deus não é?
RDB: Sim, é verdade mas também veja cientificamente: não havendo o esgotamento dos órgãos há retenção de fluido vital nestes órgãos e o períspirito pode permanecer ligado ao cadáver pelo duplo etérico.
23 – Como se forma o corpo etérico em nós ou seja seria desde o início da encarnação? De onde vem “a matéria prima”?
RDB: Desde o início da encarnação o fluido vital do óvulo já fixa as energias perispirituais do reencarnante. Na fecundação, milhões de espermatozoides excedentes (não fecundantes) fornecem a energia vital excedente para a constituição inicial do corpo etérico o qual fixará o corpo astral ao embrião.
24 – Como funciona, ou melhor como entender a questão morte e fluido vital?
RDB: Com as enfermidades e o falecimento dos órgãos não há mais fixação do fluido vital, o desprendimento progressivo do mesmo determina a morte ou seja o desligamento do corpo astral do corpo físico.
25 – Como na natureza se forma ou se origina o fluido vital?
RDB: Origem: Estes elementos, fluido cósmico universal + energia solar física e extrafísica originam o fluido vital ou bio-energia ou prana.
26 – Em biologia aprende-se , a clorofila fixaria a energia solar física, fixaria também extrafísica pela fotossíntese?
RDB: Sim.
27 – Quantos seriam os Chakras no Corpo Astral ou Corpo Etérico?
RDB: São um montão, são uns sete ou oito principais e dezenas de outros menores até milhares muito pequenos formando os pontos de acupuntura…
28 – Centros de Força de André Luis são os mesmos Chakras?
RDB: Sim.
29 – São 8 chakras principais + menores, no corpo etérico e também no corpo astral?
RDB: Sim, há correspondentes em cada corpo.
30 – E no corpo biológico suas relações seriam principalmente com os Plexos Nervosos?
RDB: Certíssimo.
31 – O Senhor pesquisou algum tempo com fotos Kirlian e em congresso demonstrou que as fotos antes e depois da sessão mediúnica tem alterações importantes, é fato?
RDB: Sim, as fotos após a sessão mediúnica demonstram ganho de energia significativo. Após duas horas de doação energética as fotos crescem seu campo energético.
32 – Mas se houve doação como aumentam?
RDB: É dando que se recebe.
33 – Como se forma na natureza ou em nosso planeta o fluido vital?
RDB: O Fluido Cósmico Universal sob o impacto da energia solar (física e extrafísica) é transformado em fluido vital.
34 – Ao se receber um passe recebe-se fluido vital, correto? Se é assim como esta energia entra e como vai para o períspirito e corpo físico?
RDB: Considero que a energia vital doada (passe) é captada pelo nosso corpo etérico, sofre uma aceleração vibratória e “sobe” ao corpo astral (períspirito). Bem como sofre um rebaixamento ou desaceleração vibratória e “desce” para o corpo físico. Em resumo entra pelo corpo etérico (vital) e vai para o períspirito e corpo físico.
35 – Quando vai em direção ao períspirito vai pelos chakras?
RDB: Sim.
36 – Ao invés de doação existe o roubo de energia vital por espíritos vampiros, poderia explicar como?
RDB: São espíritos ditos Endoparasitas, isto é que se fixam dentro (endo) do obsedado no seu chakra esplênico sugando o fluido vital. São os “vampiros”.
37 – Quando alguém doa energia vital, no passe por exemplo, após o trabalho sente-se fraco, inclusive por amor chega a chorar de emoção no passe, de compaixão do paciente. Como se explica que saiu fraco?
RDB: Ao se envolver emocionalmente, pela compaixão, chegando a chorar, mobiliza o chakra gástrico ao invés do cardíaco. No cardíaco nos relacionamos com o amor, no gástrico com a paixão, a emoção sentimentalóide. Isto é ruim, não é evolução. Já pensou se os grandes cirurgiões chorassem na cirurgia?
38 – Uma moça ao voltar da praia onde fez topless voltou com dor de cabeça. Disseram que seria por captação de energias vitais, concorda com isso?
RDB: Explicando: garota sem a parte superior do biquíni, durante horas recebendo a carga energética dos rapazes sobre seu chakra genésico. As energias ascendiam pelos nadis (canais entre os chakras), isto porque ela não sintonizava com as energias agressivas dos rapazes. Esta energia doada por eles ascendia ou subia até o coronário para ser transformada ou sublimada. Com o acúmulo desta energia (horas) gerava dor de cabeça. Não esqueça que pode ser só um resfriado… Ou outra causa mais natural…
39 – A obsessão de espíritos sobre a parte sexual pode sugar fluido vital? O que causaria?
RDB: Sim, pode sugar fluido vital pelo chakra genésico. Causa ou frigidez ou exacerbação sexual ou desvio dos padrões de forma muito acentuada, pelas características dos obsessores.
40 – A desarmonia da energia vital ou fluido vital provoca em nós doenças, certo? Como ocorre?
RDB: Se o espírito pensa mal, reflete na frequência da energia vital, pelo períspirito, o corpo físico reage se fragilizando e tornando-se suscetível as doenças.