ANOTAÇÕES DO BLOG

Centenas de anos foram “perdidos” em discussões e concílios sobre aspectos secundários da igreja, sempre reunindo muita gente em torno de muita pompa e riqueza e muita intolerância, decorrente da ambição, do orgulho e da ignorância.

A doutrina original do Mestre foi substituida por outra e qualquer idéia contrária à da igreja, ainda que próxima do cristianismo primitivo era considerada uma heresia.

Os pais da igreja tomaram decisões que buscaram otimizar o culto religioso e promoveram diversas alterações ao culto e mensagem original. Trata-se de questão doutrinária dogmática de fé católica (que a Igreja não permite discussão) a qual devemos respeitar como tal, mas a nosso ver a mensagem católica não pode mais ser tida como sendo o veículo dos ensinamentos deixados pelo mestre Jesus.

E para tanto adotamos a opinião de autores respeitados como HERMÍNIO MIRANDA exposta no livro “CRISTIANISMO: A MENSAGEM ESQUECIDA” e HERCULANO PIRES no seu livro “REVISÃO DO CRISTIANISMO” aqui parcialmente reproduzidos. São seguramente dois dos maiores estudiosos da doutrina espírita no Brasil..

HERCULANO PIRES no livro “REVISÃO DO CRISTIANISMO” editado pela PAIDÉIA em 1977, critica o estágio resultante das transformações do Cristianismo Primitivo

HERMÍNIO MIRANDA no livro “CRISTIANISMO: A MENSAGEM ESQUECIDA” editado antes pela CASA EDITORIA O CLARIM, hoje em 2020 EDITORA BOANOVA aponta para um sem número de conceitos incorporados pelo catolicismo e principalmente para o esquecimento e desprezo por parte das igrejas cristãs em geral do que ele chama de “REALIDADE ESPIRITUAL”.

Ensina HERMÍNIO MIRANDA:

‘’A grande mensagem esquecida do Cristianismo resulta da certeza (por ele desconsiderada), de que o homem, o ser humano, é essencialmente espírito que ocupa temporariamente um corpo físico, perecível e descartável, para o qual não há condições de vida póstuma ou após o desencarne.

Na história das crenças e religiões da humanidade a verdade filosófica reconhece que esse espírito é imperecível porque tem origem divina e que ele preexiste à existência física de cada um dos corpos que são por ele ocupados, por imposição da lei do carma, em sucessivos renascimentos, para responder pelos erros, objetivando a evolução do espírito.’’

Neste BLOG já vimos que centenas de anos foram “perdidos” em discussões e concílios sobre aspectos secundários da igreja, sempre reunindo muita gente em torno de muita pompa e riqueza e muita intolerância decorrente da ambição, do orgulho e da ignorância.

Para HERMÍNIO MIRANDA ”correções” foram feitas pelos pais da igreja nos textos canônicos a ponto de distorcer as ideias originais e introduzir ideias estranhas à mensagem de Jesus.

A mensagem de Jesus, a exemplificação do seu amor , seus ensinamentos voltados para o progresso espiritual da humanidade ficaram em segundo plano. o fundo original do cristianismo primitivo foi substituído pela forma. a doutrina original do mestre foi substituída por outra.

Qualquer ideia contrária, ainda que próxima do cristianismo primitivo era considerada uma heresia e seus autores perseguidos, torturados e mortos.

Muitas foram as ideais introduzidas nos evangelhos para se adequar à visão dogmática introduzida a partir do Cristianismo Primitivo, como veremos em outras oportunidades.

Esse enfoque não é encontrado em nenhum dos Evangelhos canônicos, ou seja os adotados pela Igreja. Mas não é o que ocorre nos outros Evangelhos rejeitados pela Igreja por que apócrifos .
Com relação aos evangelhos e as adaptações vamos resumir o que HERMÍNIO MIRANDA ensina em “CRISTIANISMO: A MENSAGEM ESQUECIDA”.

O evangelhos canônicos são 3 também chamados de SINOPTICOS (sinopse=síntese). Pela ordem surgiram o de Mateus, o primeiro a fixar o ensino de Jesus, ele escreveu para os cristão de origem judaica, depois Marcos (escreveram na linha do que Pedro e Paulo pregavam) e Lucas (na linha do que Paulo pregava) ele também foi o Autor do Ato dos Apóstolos.O de João foi divulgado só no fim do século (ano 90 d. C.).
Muito cedo começaram a “melhorar” o texto e criando textos não escritos pelos apóstolos.

HERMÍNIO MIRANDA cita : “Ao optar-se pela divinização de Jesus essa idéia numa coletividade judaica é totalmente inadmissível e herética porque DEUS É UM SÓ. No entanto diz HERMÍNIO introduziram no texto ´”uma “FRAUDE PIEDOSA” quando colocaram na boca TOMÉ a incrível exclamação, após examinar as chagas exibidas por Jesus ressuscitado: “Meu Senhor e meu Deus”.

UM EXEMPLO: O QUE OS EVANGELHOS NÃO REVELAM SOBRE TIAGO, O JUSTO
Duas adulterações dos evangelhos referem-se à figura de Tiago, o Justo. Vamos à primeira: ele é reconhecido pelos historiadores modernos e HERMINÍO MIRANDA como irmão de Jesus, mas esse fato como a existência (de outros irmãos) foi escamoteada pelos pais da Igreja para justificar a virgindade de Maria. E agora a segunda : Tiago fazia parte do círculo mais íntimo de Jesus. Após a morte deste, tornou-se, o dirigente máximo dos primeiros cristãos, segundo reconhecido expressamente por Paulo (Galatas 1:19; Atos 1:12:14 e 15:13).

O que nos séculos anteriores os estudiosos suspeitavam (inclusive HERCULANO PIRES como se pode constatar adiante) veio a ser corroborado nos anos 70 do século passado. Pedro não foi o primeiro dirigente cristão ! E HERMÍNIO MIRANDA no seu ‘’Evangelho Gnóstico de Tomé’’ no Logion (ou item) 12 reavivou a discussão sobre o primeiro papa destronando Pedro de uma posição que já era meio precária.:

LOGION (item) 012 – Os discípulos disseram a Jesus : – Sabemos que tu nos deixarás . Quem será o grande entre nós ? Jesus lhes disse : – Do lugar para onde vocês vão, procurarão Tiago, o Justo, por quem o céu e a terra criados.’

Na opinião de HERMÍNIO MIRANDA esse texto procura exaltar a figura de Tiago, o Justo, irmão de Jesus e bispo de Jerusalém mas exagera um pouco (como era costume quando se queria prestigiar alguém) ao dizer que o céu e a terra foram criados por causa dele. Esses fatos mostram o grande impacto causado com essa informação.

CRISTIANISMO E A NECESSIDADE DE REVISÃO