RECAPITULAÇÃO HISTÓRICA DO TEMA

 NOS SÉCULOS I A III

A discussão sobre a natureza do corpo de JESUS, não obstante sua importância, é apenas um dos temas cujas origens assentam profundas e milenares raízes no Cristianismo Primitivo, a assim chamada a etapa da história do Cristianismo, de aproximadamente três séculos, que se inicia após a Ressurreição de Jesus. Nesses séculos os cristãos eram mais perseguidos do que qualquer outro grupo religioso, por se recusarem a honrar outros deuses ou ao imperador romano. Nesse contexto, havia uma diversidade de cultos e crenças cristãs onde se destacavam o GNOSTICISMO e o DOCETISMO.

  A enciclopédia ENCARTA define:

 O GNOSTICISMO

  foi um movimento religioso esotérico (esotérico porque  destinado grupo fechado de iniciados)  que existiu em certas escolas da grécia antiga, que floresceu durante os séculos II E III e trouxe um desafio para os cristãos ortodoxos. A maioria das seitas gnósticas professavam o cristianismo, mas suas crenças eram diferentes da dos cristãos dos primeiros tempos da Igreja. Para seus seguidores, o gnosticismo prometia um conhecimento secreto do reino divino.

O Gnosticismo  representa, de fato, uma espécie de seita cristã baseada, segundo eles, em revelações secretas ensinadas pelo Cristo, já ressuscitado, a alguns dos seus discípulos.

NOTA DO BLOG

Essas revelações comporiam o conteúdo dos chamados Evangelhos Gnósticos (de Maria Madalena, João, Tomé, Pedro e Filipe) cujas transcrições em papiro  foram descobertas em 1941 em NAG HAMMADI, perto de Alexandria e cercanias, Egito.

A maioria das seitas gnósticas professava o Cristianismo, mas suas crenças eram diferentes da dos cristãos dos primeiros tempos da Igreja. Para seus seguidores, o gnosticismo prometia um conhecimento secreto do reino divino.

Esse conjunto de correntes filosófico-religiosas, produto da fusão de diferentes correntes, seitas, filosofias ou visões do mundo chegou a se misturar com o cristianismo nos primeiros séculos de nossa era. Os Pais da Igreja Católica perceberam que o ensino gnóstico era um perigo para eles, e, por isso, consideraram-no herético.

No que se refere à questão relacionada à natureza do corpo de JESUS assimilou o entendimento criado pelo DOCETISMO que o antecedeu.

Informa a Enciclopedia WIKIPÉDIA que o DOCETISMOfoi uma doutrina cristã do século I, considerada herética pela Igreja primitiva. Defendia que o corpo de JESUS CRISTO era um corpo fluídico. Que não era de carne e osso, era uma aparição tangível, uma materialização de uma entidade ‘’agenere’’, ou seja não gerada ou não concebida por mulher.  E que sua crucificação teria sido apenas aparente. Negavam a humanidade e materialidade de Cristo, mas afirmavam a divindade. Veremos porque essa tese não vingou, embora tenha causado várias polêmicas.

NO SÉCULO XIX

Na França, em seguida ao surgimento do Espiritismo, codificado por ALLAN KARDEC, entra em cena o ROUSTANGUISMO, na pessoa do advogado J.B. ROUSTAING, com a obra ‘’OS QUATRO EVANGELHOSA REVELAÇÃO DA REVELAÇÃO’’, onde apresenta a referida tese docetista e outras orientações contrárias à Doutrina Espírita. Segundo os kardecistas  eram ’’inverdades ditadas por espíritos mistificadores que se aproveitaram da credulidade do Dr. Roustaing e de sua médium obsediada’’.

KARDEC, ‘’o bom senso em pessoa’’, sabiamente não entrou naquela discussão. Ignorou-a e, dentre outras razões, uma é, na nossa opinião, óbvia e incontestável: não havia argumentos de ordem prática e científica nem  para provar essa tese, nem para contestá-la. Era, pois, simplesmente a opinião de cada parte.

Essa, diga-se de passagem, é a forma inteligente e pacífica de encarar essa milenar desavença. Os comentadores espíritas apontam que o Mestre KARDEC, apesar de tratar ROUSTAING, em correspondências, com todo respeito e atenção, afirmou que a obra do advogado, ditada por UM Espírito a UM único médium, possuía elementos personalísticos que em nada aderiam à sistemática do trabalho da Doutrina dos Espíritos. Tratava-se de um forte argumento na medida em que a técnica adotada por ALLAN KARDEC para dar caráter fidedigno ao conteúdo da sua Codificação, notabilizou-se por consultar diversas fontes, versões e manifestações de espíritos diferentes sobre o mesmo assunto e buscar pontos equidistantes e coincidentes o suficiente para dar substância e credibilidade ao tema pesquisado.

NO SÉCULO XX

Como vimos, o roustainguismo não foi levado a sério por KARDEC ou outros espíritas na França do século XIX. Isso não obstante, no Brasil essa obra foi publicada pela FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA – FEB na primeira metade do SÉCULO XX e a referida instituição chegou a incluir seus parâmetros nos próprios estatutos da FEB, apesar dos protestos veementes de fações espíritas contrárias.

Aliaram-se à essa corrente contrária vários intelectuais e escritores de renome no meio espírita brasileiro, tais como J. Herculano Pires, Carlos Imbassahy e Deolindo Amorim, entre outros. Neste ensaio vamos nos referir a eles designando-os simplesmente ‘’intelectuais espíritas’’.

Há 70 anos a FEB baixou um documento – “O Pacto Áureo” firmado com a USE – União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, para colocar ‘’água na fervura’’, mas, até hoje, o assunto continua aberto e inconcluso.

O mencionado grupo de intelectuais espíritas também foi contrário ao Pacto Áureo porque concluiu que o mesmo foi baixado despoticamente, segundo eles, e quase sem discussão. Ele foi firmado no Rio de Janeiro aos 5 de outubro de 1949 e hoje, passados mais de 70 anos, segundo artigo de autoria de Antonio Cesar Perri de Carvalho, é um documento cujo texto ‘’está superado’’. Ele termina seu artigo afirmando: ‘’Consideramos o septuagenário “Pacto Áureo” um documento histórico, mas o mundo e o movimento espírita estão em outros tempos…’’ (in https://www.espiritualidades.com.br/Artigos)

NO BRASIL FORMARAM-SE DUAS CORRENTES

Há, no meio espírita brasileiro, duas correntes diametralmente opostas quando a discussão versa sobre a natureza do corpo de Jesus. Convencionamos, data vênia, designá-las da seguinte forma:

CORRENTE DO CORPO FLUÍDICO

A primeira corrente, favorável à tese do corpo fluídico de Jesus, tinha à frente a Federação Espírita Brasileira FEB, que chegou mesmo a editar obra OS QUATRO EVANGELHOSA REVELAÇÃO DA REVELAÇÃO’’.

O leitor poderia perguntar-se ‘’porque não a chamamos de  CORRENTE ROUSTAINGUISTA ?’’  Porque neste texto interessa-nos enfocar menos o conteúdo e o contexto d’OS QUATRO EVANGELHOS, de autoria do advogado francês, Jean-Baptiste Roustaing. Podemos dizer, em síntese, que essa obra foi considerada por demais extensa e complicada, abrangendo quatro volumes de 500 páginas, em média, cada um. Desenrola um emaranhado de preceitos e pode até conter alguma verdade naquele texto confuso, mas isso não nos interessa aqui.

Apresentou também a tesesobre a natureza fluídica do corpo de Jesus a qual, a bem da verdade, ROUSTAING tomou emprestada do velho Docetismo. Portanto, o ‘’mérito’’ dessa propositura, se é que podemos chamar assim, não é dele.

CORRENTE DO CORPO MATERIAL

A segunda corrente éfundamentada na obra A Gênese, de Allan Kardec. A essa corrente se filia a FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DE SÃO PAULO e todos os intelectuais espíritas atrás nomeados. Segundo a Gênese, de Allan Kardec Jesus foi concebido, nasceu e morreu como todos da espécie humana, com um corpo material, além do corpo fluídico inerente às criaturas humanas.

NOVA CORRENTE SURGE : A DOS ESPÍRITOS

Mas, tanto a  CORRENTE DO CORPO FLUÍDICO como a CORRENTE DO CORPO MATERIAL viram-se surpreendidas por uma nova versão dos fatos trazida por uma fonte por demais conhecida, já que sua ação vem lançando os pilares dos princípios gerais da Doutrina Espírita. Essa fonte é a produção mediúnica, por meio de mensagens trazidas por entidades desencarnadas. No caso presente, o espírito autor da NOVA VERSÃO, que derruba os argumentos de  AMBAS AS CORRENTES  foi exatamente a pessoa daquele que codificou a Doutrina Espírita: ALLAN KARDEC.

Ele, que desencarnara em 31 de março de 1869, em 1913, 44 anos mais tarde, se manifesta no Brasil trazendo, desta feita,  a Verdade, por meio das mãos de ZILDA GAMA, a mais famosa médium psicógrafa do Brasil à época . É que em 1949, a Federação Espírita Brasileira (FEB) publicou um pequeno trecho desse capítulo escrito em 1913 na Revista ‘’O REFORMADOR’’. Reproduzimo-lo em seguida, extraído dessa revista:

Afirmo, agora, baseado nas verdades transcendentes, que Jesus, o emissário divino, foi o ente mais evoluído, da mais alta estirpe sideral que já baixou à Terra, em cumprimento de uma incumbência direta do Pai Celestial, e, portanto, o que houve de anormalidade em sua existência não foi uma seleção parcial feita por Deus, mas uma justa homenagem que lhe era devida ao próprio mérito.

Nós, distanciados como estamos de sua perfectibilidade, não gozamos das mesmas regalias ou prerrogativas que lhe foram outorgadas, mas podemos adquiri-las, em séculos e milênios de dedicação, labor, esforço próprio, prática de todas as virtudes. Era, pois, Jesus, já naquela época – a do início do cristianismo – uma personalidade superior, que, para bem desempenhar sua missão planetária, teve de tecer suas vestes tangíveis, com as quais ofuscou o brilho de sua alma radiosa, constituída de eflúvios cósmicos, que se solidificaram, que se aderiram ao mediador plástico, dando-lhe a aparência de materialidade, mas que podiam ser dissolvidos ao influxo de sua vontade. ALLAN KARDEC.’’

O inteiro teor desse trecho será reproduzido  na 2ª parte deste ensaio com todo o capítulo sobre o Corpo de Jesus, onde KARDEC/ESPÍRITO desdiz, em poucas palavras o que ensinara na Gênese.   

Totalmente improcedente a contra-argumentação levantada pelos adeptos da CORRENTE DO CORPO MATERIAL, que chegaram à conclusão de que, na visão dos docetistas e de ROUSTAING, Jesus teria sido um ‘‘agênere’’, uma aparição tangível.

Diz a Enciclopedia WIKIPÉDIA :Agênere (o que não foi gerado),segundo o Espiritismo, seria um espírito momentaneamente materializado, assumindo as formas de uma pessoa encarnada, ao ponto de produzir uma ilusão completa.’’.

É por demais evidente que se pode concluir que Jesus não passou pela Terra como um agênere, como mostra a literatura trazida pela CORRENTE DOS ESPÍRITOS. Com efeito, a Espiritualidade resolveu intervir nessa polêmica apresentando o histórico da concepção, gestação, nascimento e vida  de Jesus, maravilhosamente descrito no ‘’MARIA DE NAZARÉ’’ por MIRAMEZ e psicografado por João Nunes Maia, como tambéma verdade trazidapelo livro ‘’UNIVERSO E VIDA’’, do espírito ÁUREO e, obviamente, o CAPÍTULO O CORPO DE JESUS’’do‘’DIÁRIO DOS INVISÍVEIS’’, com os ensinos de KARDEC/ESPÍRITO, todos parcialmente reproduzidos neste BLOG após  este ensaio sob o título ‘’3 ESPÍRITOS DE LUZ REVELAM A NATUREZA DO CORPO DE JESUS’’.

NO SÉCULO XX  É PUBLICADA A VERDADE DOS FATOS

Com efeito, surge em 1913, há 119 anos uma fonte – a produção mediúnica de KARDEC – que põe em xeque os fundamentos e conclusões de ambas as correntes, pelas mãos da médium ZILDA GAMA. Uma nova versão dos fatos passa a ser conhecida 16 anos mais tarde em 1929, quando a médium juntou-se à EDITORA ‘’O PENSAMENTO’’ para publicar o livro ‘’DIÁRIO DOS INVISÍVEIS’’, de autores e mensagens diversas. Além disso, revelou a verdade sobre o CORPO DE JESUS, num texto de KARDEC/ESPÍRITO que figura na página 240 e ocupou 22 páginas do livro, adiante parcialmente reproduzido. Recorde-se, ainda, que, 20 anos mais tarde, em 1949, a Federação Espírita Brasileira (FEB) publicou um pequeno trecho desse texto na Revista O REFORMADOR, atrás reproduzido.

NOTA DO BLOG  

QUE FIQUE CONSIGNADO AQUI QUE NENHUM INTEGRANTE DA CORRENTE DO CORPO MATERIAL, TROUXE, ATÉ AGORA, QUALQUER MANIFESTAÇÃO ESPIRITUAL CONTRAPONDO-SE Á   MANIFESTADA PELA CORRENTE DOS ESPÍRITOS, REPRODUZIDA NA 2ª PARTE DESTE ENSAIO.

CONCLUSÕES DO BLOG

 Efetivamente está evidenciado o propósito de que  a Espiritualidade decidiu  por um fim nos conflitos e dissensões entre espíritas, com a manifestação de ALLAN KARDEC via ZILDA GAMA, que psicografou em 1913 o Capítulo ‘’O CORPO DE JESUS’’. Então :

1)  KARDEC mostrou  que JESUS foi gerado por Maria e   conviveu na matéria com os homens, revestindo  seu perispírito de ‘’eflúvios divinos’’;

2) esses ‘’eflúvios divinos’’ se solidificaram dando-lhe a ‘’aparência’’ de materialidade; 

3) e eles podiam ser  ‘’dissolvidos ao influxo de Sua vontade’’;

4) JESUS,   foi concebido, nasceu e morreu como todos os da espécie humana, (portanto não era um agênere)  mas sua vontade tinha pleno controle sobre a estrutura de seu corpo híbrido, podendo torna-lo cambiante, transformando-se ‘’ao influxo de sua vontade’’ .

5) a  essa tese juntaram-se as revelações contidas nos livros  ‘’MARIA DE NAZARÉ’’ e no  ‘’UNIVERSO E VIDA’’ criando assim ‘’A CORRENTE DOS ESPÍRITOS’’ trazendo a verdade com a chancela de 3 ESPÍRITOS DE ESCOL. ALLAN KARDEC, MIRAMEZ E O ESPÍRITO AUREO.

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Essa manifestação de KARDEC só veio a público em 1929, com a edição do ‘’DIÁRIO DOS INVISíVEIS. Em 1979 a FEB lança o ‘’UNIVERSO E VIDA’’.Em 1984 MIRAMEZ  e JOÃO NUNES MAIA encerram a psicografia ‘’MARIA DE NAZARÉ’’ mas só em 2001 ela pôde ser editada.   

ENTÃO QUAL A CAUSA DO SILÊNCIO SOBRE O ASSUNTO NO MEIO ESPÍRITA ?

Referimo-nos ao silencio no tocante a repercussão em relação aos referidos ensinos de KARDEC/ESPÍRITO ou ao debate sobre o corpo de Jesus .

Não estamos nos referindo à ruidosa manifestação de opiniões divergentes contra os roustainguistas da FEB (DA CORRENTE DO CORPO FLUÍDICO) ou destes contra seus detratores (DA CORRENTE DO CORPO MATERIAL), os intelectuais espíritas, atrás apontados, em cujo contexto vicejou o indigitado ‘’Pacto de Ouro’’.

Pretendemos novamente deixar bem claro que não nos move qualquer pretensão de apoiar uma ou outra facção (até porque o conteúdo dos 3 livros supra citados e adiante reproduzidos parcialmente mostrou que ambas as correntes carecem de fundamentos. Não nos importamos com as chagas supostamente abertas de parte a parte no entrevero das escaramuças entre facções roustainguistas e seus detratores intelectualizados.

A grande verdade é que, desde o século XIX até os nossos dias, a Humanidade não dispõe de conhecimentos de ordem prática e científica seja para discutir e provar essa tese, seja para contestá-la. Era e continua sendo simplesmente a opinião de cada parte.

Essa, repetimos, como já o fizemos antes, seira a forma inteligente e pacífica de encarar essa milenar desavença. O fato incontestável é que temos total dependência de informações trazidas pela Espiritualidade Maior para entendermos o assunto da natureza  do corpo de Jesus.

Entretanto, as ponderadas informações trazidas por KARDEC ou não foram suficientes para convencer os defensores de ambas as correntes ou foram ignoradas por algum motivo.

 Somos forçados a chegar à conclusão de que a solução do problema  não está nas mãos dos encarnados. Só os espíritos de escol podem resolver essa pendência.  E, finalmente, neste século XXI acreditamos haver chegado o momento para a aceitação das manifestações dos espiritos.

NOTA DO BLOG  

LEIA NA 3ª PARTE A MANIFESTAÇÃO DA CORRENTE DOS ESPÍRITOS: NO TEXTO DENOMINADO ‘ ‘’3 ESPÍRITOS DE LUZ REVELAM A NATUREZA DO CORPO DE JESUS’’ .  

CORRENTES FILOSÓFICO-RELIGIOSAS INCOMPATÍVEIS