O BLOG RESUME O LIVRO
‘’O EVANGELHO GNÓSTICO DE TOMÉ’’
de Hermínio Miranda – Editora Lachatre – 2020

O QUE É GNOSE

É o conhecimento místico das verdades divinas e transcendentes que se referem à condição espiritual do ser humano combinando mística, sincretismo ou fusão de religião e especulação filosófica de seculares idéias universais que também foram adotadas por diversas seitas dos primeiros séculos da era cristã.
Acreditavam serem essenciais par a salvação da alma, mas que foram consideradas heréticas pela igreja já que esses pensamentos não atendiam os interesses dos pais da Igreja.

PRESSUPOSTOS
Para se entender o pensamento gnóstico do Evangelho de Tomé contido nos logia (ITENS) que permitem constatar que Jesus várias vezes inseriu esse tipo de pensamento nas suas mensagens, transmitidas pelos 3 evangelistas e por joão, o mais gnóstico de todos.
Para os gnósticos o homem é fagulha divina que Deus criou e enviou para o plano material para evoluir . o homem se apresenta na Terra em 3 categorias:

  1. OS MATERIAIS OU CARNAIS OU HÍLICOS .
    Criaturas se aprazem em apegar-se aos prazeres das coisas matériais e porisso reencarnam seguidamente para burilar-se.
    Estão presos e sepultados na matéria, porisso são considerados mortos pela sua completa ignorância da realidade espíritual.
    São prisioneiros dos desejos da carne e do sexo. sua ignorância é a morte do espírito.por isso enquadram-se no estado feminino de fraqueza e passividade e são considerados “filhos da mulher”. e reencarnam inumeras vezes para melhorar—se .
    Em Lucas 10:28 quando um sacerdote respondeu a Jesus qual o maior mandamento, Jesus lhe disse :”bem respondido. faze isso e viveras” . o que quer dizer: faça isso e voce não será considerado morto ou carnal ou hílico. em João (5:25) ele escreve sobre a realidade espiritual e diz:
    “ … nela os mortos ouvirão a voz do Filho de eus e os que a ouvirem, viverão.” ou seja os ignorantes despertarão para a vida.
    Viver na carne é estar praticamente morto ou embriagada ou entorpecido. e é a mulher quem proporciona o corpo físico que sufoca a centelha divina. ver LOGION ( ITEM ) Nº 1 PG 153.
  2. OS PSÍQUICOS
    Um pouco mais evoluidos já que têm o conhecimento das vantagens de se desapegar das coisas da matéria, mas ainda não tiveram sucesso. O sucesso só será alcançado pelo esforço pessoal da cada espírito. O reino de Deus, símbolo da perfeição espiritual é um conquista pessoal do esforço pessoal e não de salvação coletiva em bloco. Enquanto não atingi-lo o espírito ainda é primário, não enriquecido pelo conhecimento e pela verdade. Continuam com a necessidade de reencarnar mas seu batismo será de fogo porque eles mergulham no fogo purificador de suas proprias lutas.
    Porisso que se diz que Jesus veio ensinar como reunir condições para alcançar essa verdade. Não veio dar-se em sacrifício para salvar a humanidade como hipocritamente ensina a igreja.
  3. OS ESPIRITUAIS OU ESPIRITUALIZADOS OU PNEUMÁTICOS (DO GREGO PNEUMA > ESPIRITO) SÃO CONSIDERADOS EVOLUIDOS, VIVOS, DESPERTOS.
    São conscientes de sua orígem mais fortes espiritualmente. Tendo voltado para o seio de Deus de onde sairam para a matéria transformando-se em dualidade, inclusive sexual e agora integrados e unidos ao pai alcançaram a unidade e porisso considerados “filhos do homem”. No batismo o ser pneumatico mergulha não na água nem no fogo mas em si mesmo purificando-se com o autoconhecimento e tornando-se um gnóstico, um perfeito.
    Segundo HERMÍNIO MIRANDA ao referir-se a si mesmo como “FILHO DO HOMEM” estaria revelando não sua condição de messias mas de um ser que alcançara elevado estágio evolutivo.

A PRIMEIRA LINHA DE UM DOS MANUSCRITOS DE TAG HAMMADI DIZIA:
“ESTAS SÃO AS PALAVRAS SECRETAS QUE O JESUS VIVO PRONUNCIOU E QUE ESCREVEU JUDAS TOMÉ “

  1. Para os gnósticos a evolução espiritual alcançada pelos espirituais ou pneumáticos proporciona a salvação do ser, da centelha divina que retorna ao pai de onde proveio. Essa salvação é obtida pelo esforço pessoal de cada um em persistente trabalho de busca e não como propõe a igreja católica segundo a qual a salvação só foi obtida graças jesus e ao sacrífício de sangue a que se submeteu.

Essa divisão de 3 tipos de seres também está em paulo o que mostra sua profunda ligação com os princípios gnósticos. Jesus em muitas oportunidades se dirige aos apóstolos na terminologia gnóstica.

Um dos Comentários O EVANGELHO GNÓSTICO DE TOMÉ é da Dra.Elaine Pagels, que integrou a referida comissão. HERMINIO traz suas conclusões em síntese:

  1. Os cristãos gnósticos rejeitavam a ressureição do Cristo em seu corpo físico, mas em espírito.
  2. Não aceitavam que Cristo havia investido Pedro de autoridade como seu sucessor nem fundado igrejas.
  3. Não reconheciam autoridade ao sacerdote para agir no processo de salvação da alma.
  4. O ser humano é depósitário da centelha divina e vai a Deus segundo seu próprio esforço de autoconhecimento.
  5. Deus é PAI e MÃE, integrando os princípios masculinos e femininos.
  6. Mulher e homem são espiritualmente equivalentes. (existem algumas ressalvas quanto a isso mostradas pelos apóstolos p.ex em relação a Maria Madalena).
  7. Jesus não veio derramar seu sangue em sacrifício para lavar os pecados da humanidade, mas para libertá-la por meio do seu ensino e exemplificação.
  8. Jesus não é um ser a parte, inatingível, mas um ser de grande evolução e um modelo para todos.
  9. O Pais da Igreja perceberam que o ensino gnóstico era um perigo para eles porque permitia o acesso a Deus sem necessitar dos seus representantes na Terra e consideraram-no herético. Abandonaram a prática do pneumatismo (pneuma do grego espirito). Priorizaram o critério quantitativo para a chamada dos fiéis desprezando o critério qualitativo

ESTRUTURA DO EVANGELHO GNÓSTICO DE TOMÉ
SEGUNDO HERMÍNIO MIRANDA

O evangelho se compõe de uma série de 114 itens ou versículos chamados em grego de logion – plural > logia, alguns muito similares aos contidos nos evangelho canônicos. Outros dotados de uma complexidade que requer conhecimento dos conceitos gnósticos.

TRECHOS DO EVANGELHO GNÓSTICO DE TOMÉ
(não comentados)

Cada item é um LOGION, cujo plural é LOGIA
(1) E ele disse: “Quem descobrir o significado interior destes ensinamentos não provará a morte.”

(2) Jesus disse: “Aquele que busca continue buscando até encontrar. Quando encontrar, ele se perturbará. Ao se perturbar, ficará maravilhado e reinará sobre o Todo”.

(3) Jesus disse: “Se aqueles que vos guiam disserem, ‘Olhem, o reino está no céu’, então, os pássaros do céu vos precederão, se vos disserem que está no mar, então, os peixes vos precederão. Pois bem, o reino está dentro de vós, e também está em vosso exterior. Quando conseguirdes conhecer a vós mesmos, então, sereis conhecidos e compreendereis que sois filhos do Pai vivo. Mas, se não vos conhecerdes, vivereis na pobreza e sereis essa pobreza.”
……………
(5) Jesus disse: “Reconheça o que está diante de teus olhos, e o que está oculto a ti será desvelado. Pois não há nada oculto que não venha ser manifestado.”

(6) Seus discípulos o interrogaram dizendo: “Queres que jejuemos? Como devemos orar? Devemos dar esmolas? Que dieta devemos observar?”
…………
(10) Jesus disse: “Eu lancei fogo sobre o mundo, e eis que estou cuidando dele até que queime.”

(11) Jesus disse: “Este céu passará, e aquele acima dele passará. Os mortos não estão vivos e os vivos não morrerão. Nos dias em que consumistes o que estava morto, vós o tornastes vivo. Quando estiverdes morando na luz, o que fareis? No dia em que éreis um vos tornastes dois. Mas quando vos tornardes dois, o que fareis?”

(12) Os discípulos disseram a Jesus: “Sabemos que tu nos deixarás. Quem será nosso líder?” Jesus disse-lhes: “Não importa onde estiverdes, devereis dirigir-vos a Tiago, o justo, para quem o céu e a terra foram feitos.”
………….

(16) Jesus disse: “Talvez os homens pensem que vim lançar a paz sobre o mundo. Não sabem que é a discórdia que vim espalhar sobre a Terra: fogo, espada e disputa. Com efeito, havendo cinco numa casa, três estarão contra dois e dois contra três: o pai contra o filho e o filho contra o pai. E eles permanecerão solitários.”
……….

(18) Os discípulos disseram a Jesus: “Dize-nos como será o nosso fim.”
Jesus disse: “Haveis, então, discernido o princípio, para que estejais procurando o fim? Pois onde estiver o princípio ali estará o fim. Feliz daquele que tomar seu lugar no princípio: ele conhecerá o fim e não provará a morte.”
………

(20) Os discípulos disseram a Jesus: “Dize-nos a que se assemelha o reino do céu.” Ele lhes disse: “Ele se assemelha a uma semente de mostarda, a menor de todas as sementes. Mas, quando cai em terra cultivada, produz uma grande planta e torna-se um refúgio para as aves do céu.”
………….

(22) Jesus viu crianças sendo amamentadas. Ele disse a seus discípulos: “Esses pequeninos que mamam são como aqueles que entram no Reino.” Eles lhe disseram: Nós também, como crianças, entraremos no Reino?” Jesus lhes disse: “Quando fizerdes do dois um e quando fizerdes o interior como o exterior, o exterior como o interior, o acima como o embaixo e quando fizerdes do macho e da fêmea uma só coisa, de forma que o macho não seja mais macho nem a fêmea seja mais fêmea, e quando formardes olhos em lugar de um olho, uma mão em lugar de uma mão, um pé em lugar de um pé e uma imagem em lugar de uma imagem, então, entrareis (no Reino).
……….
(102) Jesus disse: “Ai dos fariseus, porque eles são como um cachorro dormindo na manjedoura dos bois, pois eles não comem nem permitem que os bois comam.”

(103) Jesus disse: “Feliz do homem que sabe por onde os ladrões vão entrar, porque dessa forma [ele] pode se levantar, passar em revista seu domínio e armar-se antes deles invadirem”.
………..
(106) Jesus disse: “Quando fizerdes de dois, um, vos tornareis filhos do homem, e quando disserdes: ‘Montanha, move-te!’, ela se moverá”.

(107) Jesus disse: “O Reino é como um pastor que tinha cem ovelhas. Uma delas, a maior de todas, extraviou-se. Ele deixou as noventa e nove e foi procurá-la, até encontrá-la. Depois de ter passado por todo esse incômodo, ele disse à ovelha: ‘Eu me interesso por ti mais do que pelas noventa e nove’”.

(108) Jesus disse: “Quem beber de minha boca tornar-se-á como eu. Eu mesmo me tornarei ele, e as coisas que estão ocultas ser-lhe-ão reveladas”.

…………(110) Jesus disse: “Quem encontrou o mundo e tornou-se rico, que renuncie ao mundo”.

(111) Jesus disse: “Os céus e a terra se dobrarão diante de vós. E aquele que vive do Vivo não conhecerá a morte. Jesus não disse: ‘Quem se encontra é superior ao mundo?’”

(112) Jesus disse: “Ai da carne que depende da alma; ai da alma que depende da carne”.

(113) Seus discípulos disseram-lhe: “Quando virá o Reino?”

“Ele não virá porque é esperado. Não é uma questão de dizer: ‘eis que ele está aqui’ ou ‘eis que está ali’. Na verdade, o Reino do Pai está espalhado pela terra e os homens não o vêem.”

(114) Simão Pedro disse-lhes: “Que Maria saia de nosso meio, pois as mulheres não são dignas da vida”.
Jesus disse: “Eu mesmo vou guiá-la para torná-la macho, para que ela também possa tornar-se um espírito vivo semelhante a vós, machos. Porque toda mulher que se tornar macho entrará no Reino do Céu”.

O EVANGELHO GNÓSTICO DE TOMÉ