A GRANDE ROMAGEM DO ESPIRITO NO TEMPO

O BERÇO DA EVOLUÇÃO

Falando sobre a evolução André Luiz no livro “evolução em 2 mundos” ensina que “o mundo físico é o berço da evolução que o mundo extra-fisico aperfeiçoa e consolida”.
Para explorarmos o tema da evolução do espírito vamos explicar o que é espirito à luz do livro dos espíritos e depois tentar explicar o que é tempo. Sem nunca esquecer que sempre falamos do ponto de vista terráqueo ou seja do habitante encarnado ou desencarnado neste mundo de expiação e provas, onde a viagem do espírito poderia ser chamada de romagem: “um caminho penoso , uma peregrinação sagrada”. Romagem do espírito seria portanto o caminho da humanidade através dos tempos em busca da evolução.

A QUESTÃO 23 O ESPIRITO

Começamos com a pergunta de Kardec a de nº 23 o que é o espirito
Resposta dos espíritos foi vaga e ampla e demanda novas perguntas:
 ‘’é o princípio inteligente do universo’’ . André Luiz ensina que o princípio inteligente (p.i.) é uma força criada por deus a partir do fluido cósmico universal ( f.c.u). E que o f.c.u. é a matéria prima da criação no universo. Tudo o que existe no universo constelações, galáxias, nebulosas sistemas planetários, mundos e seres se encontra envolto pelo fluido cósmico universal “como peixes no oceano”. Hoje os astrônomos e astrofísicos discutem o que seriam a ‘’energia escura’’ e a ‘’matéria escura’’ que parecem ter uma importância inimaginável no funcionamento dos universos. Certamente essas duas energias estão relacionadas ao f.c.u.

QUESTÃO 79

A resposta à questão 23 e muito vaga e essa palavra por si só não explica o que é o espirito. Mas os espíritos corrigiram isso mais adiante.
O assunto fica mais claro com a resposta da questão 79 do l.e. : o espirito é o princípio inteligente individualizado.
Então precisamos entender mais sobre o princípio inteligente e como ele surge e se individualiza no processo de evolução do planeta
Se o espirito é o princípio inteligente do universo . Então na realidade esta história teria começar pela viagem do princípio inteligente em busca da evolução. Isso porque o princípio inteligente (p.i.) Surgiu antes do espírito.

NOVAS REVELAÇÕES

Nesta oportunidade vamos contar aqui o que eles nos ensinaram sobre a grande romagem do espirito desde sua criação. Que outra coisa não é que a fantástica viagem do principio inteligente no nosso mundo.
Para tanto, vamos fazer uma apertada síntese do que os espíritos ensinaram nos livros organizados por Kardec e nos psicografados ao longo do século XX e neste século XXI. No Brasil.. São as novas revelações que vieram após a terceira revelação de Kardec e dos espíritos .

O SURGIMENTO DO P.I. – GRANDES ARCANJOS

O surgimento do p.i. pressupõe um cenário, um palco dos acontecimentos na matéria para tanto precisamos recorrer a André Luiz no livro “evolução em 2 mundos onde ele descreve a ação dos grandes arcanjos como agentes do criador no ,processo de criação do universo. São os co-criadores.

ANDRÉ LUIZ DESCREVE QUEM SÃO OS CO-CRIADORES

“inteligências gloriosas que tomam o plasma divino (ou fluido cosmico universal) e convertem-no em habitações cósmicas. Semelhantes mundos servem à finalidade a que se destinam por longas eras consagrados à evolução do espírito” . Esse é o proposito do processo da criação: o progresso do espírito.” Mas na nossa história. Atenção: o espirito ainda não nasceu e ainda precisava surgir o princ. Intelig.

SURGE O PRINCÍPIO INTELIGENTE (P.I.) : CHISPAS OU CENTELHAS DIVINAS MÔNADAS

Quando os planetas estão em condições de receber a vida verte dos céus é derramado do alto o princípio inteligente. Como uma chuva.
Sua origem é o Pai Criador. Dele emanam o que as tradições antigas chamam de chispas ou centelhas divinas e estudiosos como o filósofo Leibniz chamam de mônadas celeste (que eu designo como partícula de vida origem divina),

DO ÁTOMO AO ARCANJO QUESTÃO 540

Ainda não surgiu o espirito esse processo da criação que começa na matéria parte do átomo para chegar ao arcanjo conforme aponta a questão 540 do livro dos espíritos que ensina que os arcanjos no princípio eram átomos.

NA CRIAÇÃO DO SISTEMA SOLAR

Deixando André Luiz no ”evolução em 2 mundos” vamos para Emmanuel no “a caminho da luz” onde ele descreve a ação de jesus comandando os co-criadores no processo de criação do nosso sistema solar que hoje ele governa.

PLÊIADE DE ESPÍRITOS

Emmanuel conta que antes de existir este sistema solar uma plêiade de espíritos angélicos reuniu-se nestas plagas da galáxia que é a via láctea para deliberar sobre a criação do nosso sistema solar, com a responsabilidade e direção de jesus cristo. E ali se descreve sobre a atuação dos milhares de espíritos trabalhando na construção do nosso sol e seus planetas e da vida criada no planeta terra

EMMANUEL ADMIRADO FAZ O SEGUINTE COMENTÁRIO:

Que força sobre-humana pôde manter o equilíbrio da nebulosa terrestre, destacada do núcleo central do sistema, conferindo-lhe um conjunto de leis matemáticas, dentro das quais se iam manifestar todos os fenômenos inteligentes e harmônicos de sua vida, por milênios de milênios?
Essa força é de Jesus o filho de Deus e dos co-criadores.

EMANAÇÕES DO PAI CRIADOR

Hermínio Miranda no seu livro “alquimia da mente” repete o que
tradições milenares dizem “viemos de lá, onde a luz nasce de si mesma.”
A partir do momento em que o p.i. É derramado do alto como uma chuva de mônadas , chispas ou centelhas dívinas para se integrar na sopa de incandescente verdadeira mar de lava que cobria o planeta.

REINOS

Conta Emmanuel “a caminho da luz” que passados bilhões de anos de trabalho em todos os planos da vida o princípio inteligente percorreu todos reinos da natureza (vegetal, mineral, animal e hominal a caminho do reino angélico).

LEIS DIVINAS CAUSA E EFEITO

Nesse percurso pelos reinos da natureza o p.i. Obedece as leis naturais ou divinas que regem a criação em todo o universo. Como nos mostra o livro dos espíritos. Algumas delas são muito conhecidas como a lei da reprodução das espécies, lei da destruição porque na natureza é necessário que tudo se destrua, se transforme e se regenere sempre para melhor atendendo a lei do progresso. No animal o p.i. Vive sucessivas vidas, retornando e experimentando a matéria à medida que evolui.
O cientista Lavoisier disse que natureza tudo se cria nada se perde tudo se transforma.

O P.I. NO REINO MINERAL

Auferindo experiencia no mineral dele levou vivência sobre magnetismo, imantação, energia adquirida principalmente dos cristais, considerados o mineral mais evoluídos .nossos aparelhos eletrônicos só funcionam com chips cuja matéria é cristal de silício.

O P.I. NO REINO VEGETAL

André Luiz diz que a célula é um computador programado para se unir a outras e formar tecido, órgão, organismo, sistema circulatório da seiva (e mais tarde o sistema circulatório do sangue no reino animal)
O p.i. aprendeu o processo de desenvolvimento das células vegetais que aprenderam com a espiritualidade a se juntar para tecidos vegetais e construir o envoltório do que seria a pele nos animais. E aprenderam o processo de crescimento das plantas. Também o sistema circulatório da seiva e a reprodução sexual.. Toda essa experiencia o princípio inteligente levou quando transferiu-se para o reino animal pelas mãos zelosas da espiritualidade encarregada da povoação da terra.

NO REINO ANIMAL

Emmanuel menciona no “a caminho da luz” as experiências genéticas que a espiritualidade realizou ao longo de bilhões de anos, tendo como referência ou inspiração divina o bem e o belo. Talvez por isso muitas espécies tenham sido extintas para dar lugar a outras mais belas e evoluídas, atendendo a lei do progresso

NO SER HUMANO: O CÉREBRO DO BICHO-HOMEM

O fim desse processo genética era chegar ao corpo que pudesse ter a condição um cérebro evoluído. André Luiz disse que levou 500 milhões de séculos 1 bi e 1/2 de anos. para que isso acontecesse. E finalmente o bicho-homem passou ao tempo o raciocínio expressou a vontade e ela impulsionou o comportamento do novo homem.

A TESE DAS ALMAS-GRUPO

Pouco sabemos sobre a forma como um espirito surge. Teses que dizem que ele é resultante da fusão almas-grupo até que reste uma entidade. Outras teses dizem que o espirito é uma entidade indivisível já no animal e evolui até chegar ao bicho-homem, que encarna pela primeira vez em um planeta especial para isso.
O fato é que o princípio inteligente chega à individualização no homem

HERMÍNIO MIRANDA – QUESTÃO 79 – ALMA

Hermínio Miranda no seu livro “alquimia da mente” repete o que os espíritos na resposta à questão 79 do l.e. ensinam: o espirito é o princípio inteligente individualizado. E lembra que Kardec ensinou que a alma é o espirito encarnado. Então alma e espirito são coisas diferentes. O espírito é a parte eterna da entidade .´e a sua individualidade, enquanto que a alma é a sua personalidade e morre com o corpo. E a entidade é apenas espirito, a alma/personalidade é absorvida pelo espirito/individualidade levando todo o arquivo das experiências terrenas daquela encarnação. A individualidade evolui a personalidade/alma não.
E a cada nova encarnação o espírito/individualidade programar uma nova personalidade e o faz com a ajuda dos mentores espirituais.

O livro “alquimia da mente” repete o que Kardec ensina: o espirito é o princípio inteligente individualizado. E lembra que Kardec ensinou que a alma é o espirito encarnado. Então alma e espirito são coisas diferentes. O espírito é a parte eterna da entidade .´e a sua individualidade, enquanto que a alma é a sua personalidade e morre o corpo. E a entidade é apenas espirito, a alma/personalidade é absorvida pelo espirito/individualidade levando todo o arquivo das experiências terrenas daquela encarnação. A individualidade evolui a personalidade/alma não.
E a cada nova encarnação o espírito/individualidade programar uma nova personalidade e o faz com a ajuda dos mentores espirituais.

LIVRE ARBÍTRIO

É claro que foi somente a partir da razão começar a funcionar no homem que, agindo com livre arbítrio o homem passa a suportar as consequências de seus atos, submetendo-se à lei de causa e efeitos / ação e reação consubstanciada na lei do carma.

RENCARNAÇÃO

O pai criador não quer a destruição de suas devedoras no fogo do inferno. Ao contrário quer proporcionar-lhe sempre novas oportunidades de se redimir. Como consequência o homem passa a encarnar milhares de vezes para aprender com o próprio erro e assim evoluir.

PLANEJAMENTO DE REENCARNAÇÕES

Nos livros de André Luiz ele mostra que na espiritualidade na fase de erraticidade, se for permitido pelo merecimento os espíritos planejam o tipo de reencarnação que possibilite o resgate das dívidas do espírito..

CURSOS – COMO CONVIVER C/ A MATÉRIA – BENS DA TERRA

Na erraticidade também existem cursos preparatórios para reencarnar. Onde ensinam principalmente como os reencarnandos devem conviver com as coisas da matéria.. São coisas que Kardec chamava de bens da terra e que no livro dos espíritos na questão 713 é ensinado que elas existem para servir de meio para o homem usá-los para progredir, mas devem se apegar a ela e servir-se delas com, um fim viciando-se e perdendo o foco que o trouxe nessa reencarnação. Esse vício o acompanha até depois da morte do corpo.

TIPOS DE REENCARNAÇÃO

Livro de Cairbar Schuttel “ Eustáquio XV séculos de trajetória” do ano 445 até 1940

SEGUNDO O LIVRO SÃO 3 OS TIPOS DE REENCARNAÇÃO :

  • Reencarnação-Chave
  • Reencarnação Alternativa
  • Reencarnação. Preparatória Ou Estratégica


REENCARNAÇÃO-CHAVE – é a oportunidade para se efetuar os mais importantes resgates de dívidas cármicas. Nela o espirito passará por mais provas e menos expiações. Tendo sucesso no resgate, promoverá melhoria elevação espiritual . Fracassando, continuará no mesmo estágio evolutivo.
Característica das penas dessa encarnação; mais provas menos expiações

REENCARNAÇÃO ALTERNATIVA – objetiva desligar-se dos laços do passado. Dá-se em outro local (Eustáquio foi da França – de general > vagabundo > ladrão > bispo ) para reencarnar como um índio pajé no brasil no brasil do ano 900..
Característica das penas dessa encarnação;   menos provas mais expiações

REENCARNAÇÃO PREPARATÓRIA OU ESTRATÉGICA –  se o espírito tiver méritos.
Ela precede a reencarnação chave salvo se nela o espírito acumular muitos mais débitos.
Característica das penas da encarnação chave; equilíbrio entre provas e expiações mas com carga maior em expiações.

O ESPÍRITO E AS DIMENSÕES DO UNIVERSO – O TEMPO

No mundo de expiação e provas é na dimensão material que o espírito é posto a prova.
Dimensões –
Seguindo nos vem sendo ensinado pelo espíritos vivemos na dimensão material existem dimensões paralelas à nossa.
Estamos na 3ª dimensão. Ao olharmos pra esta sala nós a vemos em três dimensões comprimento (ou profundidade), largura e altura. Ao examinarmos uma foto desta sala nos a veremos em 2 dimensões largura e comprimento. Também fazemos parte de uma quarta dimensão, – que Einstein chamou de dimensão espaço/tempo. O plano espiritual que nos circunda seria então a quinta dimensão ? E os outros planos que estão acima dele ? Dimensões a 5ª, da 7ª p/ a 6ª etc. o nº é infinito. Os terrestres encarnados vivem nas 3ª e 4ª dimensões mas os desencarnados atrasados que vivem junto à crosta não escapam das influências dessas dimensões.

A FANTÁSTICA VIAGEM DO PRINCIPIO INTELIGENTE