1.   CONCÍLIO I DE JERUSALEM ANO 51 D.Co batismo é obrigatório  – os não batizados  são considerados pagãos por causa do pecado original carregado pela humanidade (cometido pelo casal mítico Adão e Eva) pelo qual os pagãos não alcançarão o reino dos céus prometido por jesus. ou seja o destino desses pagãos seria o inferno.

Portanto o céu e o paraíso são exclusivos dos catolicos  >  “fora da igreja não há salvação”.  no capítulo XV do Evangelho Segundo o Espíritismo kardecista diz que o dogma   “fora da igreja não há salvação” essencialmente “contrário aos ensinamentos do Cristo e à lei evangélica.”.

2.  CONCÍLIO  I DE NICÉIA ANO 325 D.C.  SURGE A FIGURA DO ESPÍRITO SANTO (QUE NÃO É NEM JESUS E NEM DEUS), diversa  da expressão utilizada antes pelos apóstolos para indicar os espíritos que profetizavam ao  praticar o “pneumatismo” ( do grego pneuma = espirito).

 “e quando Paulo lhes impôs as mãos, o Espírito Santo desceu sobre eles e começaram a falar em diversas línguas (xenoglossia) e a profetizar. eram ao todo cerca de doze pessoas.” 

NOTA DO BLOG Como se vê,  na forma de atuar de PAULO a mediunidade era assimilada pelo cristão por imposição de mãos de PAULO  e outros iniciados .

3.  CONCÍLIO I DE NICÉIA ANO 325 D.C nesse concílio surge a Santíssima Trindade: pai, filho e  espírito santo (copiando a versão egípcia  de Isis,Osíris e Horus e a versão indiana de Brahma, Vishnu e Shiva).

4.    CONCÍLIO I DE NICÉIA ANO 325 D.C também surgiu a idéia de que Jesus não é filho mas sim Deus em pessoa  e Maria passou a ser mãe de Deus, como se constata na “Ave Maria”

5. CONCILIO DE TRENTO NO SÉC. XVI FOI INSTITUIDA A EUCARISTIA que é o momento da missa  em que através das palavras pronunciadas pelo padre, pão e vinho se transubstanciam, respectivamente, no corpo e sangue de Cristo que hoje são representados pela hóstia que é ingerida pelo fiel. No entanto não é o que se extrai da análise atenta das palavras de Jesus, pronunciadas  na Santa Ceia. Ele encerrou a ceia  partindo o pão molhando-o no vinho e repartiu-o entre os apóstolos  e disse :

“FAÇAM ISSO EM MINHA MEMÓRIA”  “SE viverdes de meu espírito,   vossa carne será minha carne e vosso sangue será meu sangue”.

 Pensando bem não parece haver base lógica  nisso para interpretar da forma como a Igreja fêz.

Os índios brasileiros se impressionaram quando lhes foi explicado isso e concluiram na sua simplicidade: “eles comem seu Deus”.

 Muito já se escreveu e se criticou essa forma de interpretar aquelas palavras da Santa ceia.

ALPHONSE LOUIS CONSTANT  foi um diácono  que no século  XIX  abandonou os estudos de teologia e o convento  para se tornar um grande pensador espiritualista. viveu no tempo de ALLAN KARDEC e escrevia sobre espíritos mas não era espírita. É admirável com que argúcia e inteligência ele interpretou a seguinte  fala de Jesus na Santa Ceia:  

“SE viverdes de meu espírito, disse a seus Apóstolos, vossa carne será minha   carne e vosso sangue será meu sangue”.

Comentário de ALPHONSE : ‘’e essas coisas tão eminentemente espirituais, FORAM  materializadas pela estupidez dos teólogos (ignorantes) EM UMA AÇÃO ANTROPOFÁGICA’’.

ALPHONSE LOUIS CONSTANT  ADOTOU O PSEUDÔNIMO DE ELIFAS LEVY NOS SEUS LIVROS SOBRE ESPIRITUALISMO.

 na internet  ENCONTRA-SE um comentário sobre o que os vikings achavam dessa prática :

 “eles comem a carne de seu Deus e bebem o sangue dele.  que tipo de selvagens faria uma coisa dessa” ?.

6. A reencarnação no CONCÍLIO V DE CONSTANTINOPLA ANO 553 D.C : O MAIOR PREJUIZO para a espiritualidade

Para os Pais da Igreja não havia que se falar em pré-existência do espírito, já que o espirito “nasce” com o corpo e a ele pertence. Logo se não há existência do espírito anteriormente  ao nascimento não há que se falar em reencarnação. O Concílio de Constantinopla, foi organizado pelo Imperador Justiniano mais ou menos em caráter privado, já que, mancomunado com alguns vassalos, excomungou a doutrina da preexistência da alma, com os  protestos do Papa Virgílio que se recusou a participar do concilio. Teodora, a ambiciosa esposa de Justiniano, e na realidade, era quem manejava o poder. Ela, como ex-cortesã e prostituta, para se libertar de um passado que a envergonhava, mandou matar suas (500) ex-colegas  e com medo da  lei do carma, empenhou-se em suprimir toda doutrina da reencarnação decretada por Justiniano ” em nome de deus ” !

NOTA DO BLOG

Posteriormente a Igreja nada fez para revogar essa disposição não obstante figure no novo testamento a lição que jesus deu ao sacerdote do templo Nicodemus  quando disse “para ganhar o reino dos céus é preciso nascer de novo” (João 3,v. 1,12)

OS CONCÍLIOS DA IGREJA E OS CONCEITOS ESTRANHOS  AOS DA 2º REVELAÇÃO TRAZIDA POR JESUS