Para expor aos  interessados reveladores  aspectos muitas vezes insondáveis sobre a China   INICIAMOS REPRODUZIND A APRESENTAÇÃO  FEITA POR EMMANUEL em ‘’A caminho da luz’’:

‘’Depois de nossas divagações a respeito da raça branca , que constituía dos antigos árias no ambiente da Terra é cabível  examinarmos a árvore mais antriga das civilizações terrestres, a fim de observarmos a ssistência carinhos e constante do Divino Mestre para com todas as criaturas de Deus.

Inegavelmente, o mais prístino (remoto) foco de todos os surtos evolutivos do globo é  a China  milenária, com o seu espírito valoroso e resignado, mas sem rumo certo nas estradas da edificação geral.

Quando se verificou o advento das almas proscritas do sistema da Capela, em épocas remotíssimas, já a existência chinesa contava com uma organização regular, oferecendo os tipos mais homogêneos e mais selecionados do planeta, em face dos remanescentes humanos primitivos. Suas tradições já andavam de geração em geração, construindo as obras do porvir. Dai se infere que, de fato a história da China  remonta a épocas remotíssimas, no seu passado multimilenário, e esse povo, que deixa agora entrever uma certa estagnação nos seus valores evolutivos sempre foi igualmente  acompanhado na sua marcha  por aquela misericórdia infinita que, do Céu, envolve todos os corações que latejam na Terra.’’

O I CHING ou  Livro das Mutações. Metafísica pura.

‘’Como vimos’’, ensina Emmanuel no ‘’A CAMINHO DA LUZ’’ que ‘’as raças adâmicas ainda não haviam chegado  ao planeta mas entre os chineses   os sábios que ali encarnaram  deixaram ensinamentos do plano espiritual para serem aplicados a todos os problemas da vida’’. EMMANUEL elogia Fo-Hi e o seu “Y King” que o Ocidente passou a denominar I CHING também chamado de Livro das Mutações, um complicado sistema de interpretação das forças da Natureza chamadas YANG e YIN que, segundo EMMANUEL revelam ensinamentos  de grande pureza e da mais avançada METAFÍSICA é como se os símbolos do I CHING  respondessem questões da mais alta indagação como um verdadeiro oráculo.

O I Ching é a base da sabedoria chinesa, um conjunto de estudos que analisa o mundo e o homem, passando por astronomia, matemática, fenômenos, etc. O Livro das Mutações é a obra sagrada e milenar sobre esse ensinamento, que tem como um dos objetivos o autoconhecimento. É mais famoso no mundo ocidental por ser um oráculo (ensina dois rituais, um com  3 moedas e outro com varetas para que o leitor o consulte com perguntas). Mas o I CHING não é apenas isso. Para entender o I Ching devemos primeiro absorver o significado desses termos e dos símbolos.

A designação “I” é um símbolo (ou “ideograma”) de máxima importância na sabedoria chinesa. Significa mutação, que é o centro do pensamento chinês: tudo é mutável, menos a própria mutação, que é constante, e isso demonstra a essência da vida. “Ching” quer dizer “clássico”, ou seja, a tradução em português mais literal da obra seria “O Clássico das Mutações”. Os tais símbolos são os 64 hexagramas (figuras formadas por 6 linhas) compostos a partir da combinação de 8 trigramas que representam os estados essenciais da natureza e do Universo. Cada um deles vem com um “Julgamento” acompanhado de outros textos interpretativos da figura e no que seus significados podem se desdobrar. A estrutura do livro tem várias ramificações, entretanto sua linguagem não é difícil. Pelo contrário, busca a simplicidade. Mas para isso o leitor tem que entrar no espírito dos orientais e não buscar respostas rápidas ou superficiais. O próprio I Ching ensina isso.  

 O que é TAO ? (pronuncia-se dão). Significa literalmente o caminho. É um prinípio universal subjacente a tudo – desde a criação das galáxias até a interação das pessoas. Para entendê-lo é preciso não só a lógica mas também a intuição. O TAOISMO como filosofia  que vem de Lao Tzu ou Lao Tse um mítico filósofo e alquimista chinês  que viveu entre 400 e 700 anos de Cristo. Sua imagem o  representa sobre um búfalo. As forças da Natureza chamadas YANG e YIN que, segundo EMMANUEL revelam  a mais avançada METAFÍSICA. Elas estão no TAO.

SIGNIFICADO DE YIN

 É O PRINCÍPIO PASSIVO, FEMININO, ESCURO E FRIO. ELE FICA DO LADO ESQUERDA DA ESFERA NA COR PRETA.

SIGNIFICADO DE YANG

É PRINCÍPIO ATIVO, MASCULINO,DIURNO, LUMINOSO E QUENTE. ESTÁ DO LADO DIREITO DA ESFERA.

São energias opostas que se equilibram em tudo no Universo.

A CHINA MILENÁRIA