EMMANUEL em ‘’A CAMINHO DA LUZ’’ esclarece:

‘’Dos Espíritos degredados no ambiente da Terra, os que gruparam nas margens do Ganges foram os primeiros a formar os pródromos (bases) de uma sociedade, cujos núcleos representariam a grande percentagem de ascendentes das coletividades do porvir.
As organizações hindus são de origem anterior à própria civilização egípcia e antecederiam de muito os agrupamentos israelitas, de onde sairiam mais tarde personalidades notáveis como as de Abraão e Moisés. As almas exiladas naquela parte do Oriente muito haviam recebido de misericórdia do Cristo, de cuja palavra de amor e de figura lumimnosa guardaram as mais comovedoras recordações, traduzidas na beleza dos Vedas e do Upanishads.”

NOTA DO BLOG

Upanishads e Vedas Os Upanishads derivam do mais antigo texto hindu, os Vedas, que formam a base de toda a filosofia do hinduísmo.

A TRINDADE DIVINA DO HINDUISMO

A trIndade ou TRIMURTI é composta pelos três principais deuses do hinduismo: Brahma, Vishnu e Shiva, que simbolizam respectivamente a criação, a conservação e a destruição.

Brâman, o Absoluto, é incognoscível pelo homem. Como um ser limitado, o ser humano somente percebe três aspectos de Brahman, que são: Brama, o Criador, Vishnu, o Preservador e Xiva, o Destruidor.

O conceito da trimúrti difere, como se vê, do conceito da Santíssima Trindade cristã e, na forma representativa mais análoga à doutrina da Santíssima Trindade remonta ao século VI por influxo de monges nestorianos que se radicaram na Índia no início desse século.

A ÌNDIA