ANOTAÇÕES DO BLOG
O livro ‘’A CAMINHO DA LUZ’’ do Espírito EMMANUEL, psicografado por Chico Xavier tem o seguinte sub-título ‘’História da Civilização à Luz do Espiritismo’’. Ele foi editado em 1938.
A título de Prefácio Emmanuel faz breve comparação dessa obra com a de HUMBERTO DE CAMPOS (Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho ), também psicografada pelo Chico e editada anteriormente no mesmo ano. Para tanto, informa que, de um lado sua obra ‘’não deverá ser um trabalho histórico’’(….). Por outro lado afirma que ‘’O livro do irmão Humberto foi a revelação da missão coletiva de um país’’.
O leitor da obra ‘’A CAMINHO DA LUZ’’ não tem como deixar de constatar a ocorrência de hipóteses de intervenção por parte de Jesus e da Espiritualidade não só na formação do planeta, como também nos acontecimentos e no eventos ocorridos na civilização judaico-cristã, que é o cenário e pano de fundo enfocado neste trabalho.
Naquele livro, ao invés de se constatar o sucesso em todas as intervenções meticulosamente planejadas pelo Alto, dá-se o contrário : são seguidamente lamentados por Emmanuel os fracassos, incorridos por reencarnados preparados pelo Alto para desempenhar missões especiais na matéria.
É que o mecanismo do sucesso das missões dos reencarnados é regido por um instável e inconstante LIVRE ARBÍTRIO, capacidade de escolha autônoma realizada pela vontade humana, vontade essa plenamente respeitada pela Espiritualidade. São fracassos atribuídos à falibilidade humana, muitas vezes motivada pela ação das trevas. Nesses casos a intervenção espiritual fracassa e em nova oportunidade é reencetada, sempre.
No que se refere à ação do Homem é bom que se frise que a intervenção da Espiritualidade por meio da ação de reencarnados em missões programadas pelo Alto, são inúmeras as efetivadas com pleno sucesso. Neste artigo veremos que essa intervenção espiritual direta pode cessar de modo a se transformar em ‘’acompanhamento indireto’’ à medida em que cada povo alcance a Maioridade Coletiva no dizer de Jesus (Mais detalhes no item 13)
No que se refere aos fenômenos do Planeta Terra como resultado da ação da Natureza acionada por poderosas forças espirituais, basta acompanhar desde a formação do planeta a descrição da atuação dos Co-criadores no Plano Maior (UNIVERSO) e no Plano Menor (no planeta) trazida por ANDRÉ LUIZ no livro EVOLUÇÃO EM 2 MUNDOS, psicografado por CHICO XAVIER.
EMMANUEL na obra ‘’A CAMINHO DA LUZ’’ designa esses seres angélicos como integrantes de uma Comunidade de Espíritos e Perfeitos da qual Jesus é um dos membros. Eles se reuniram justamente quando o nosso planeta se desprendeu do Sol e revelou-se estar em condições de ser desenvolvido e receber vida. A intervenção então começa no Plano Maior.
Sobre a ação de Jesus indaga ainda EMMANUEL : ‘’Que força sobre-humana pôde manter o equilíbrio da nebulosa terrestre, destacada do núcleo central do sistema, conferindo-lhe um conjunto de leis matemáticas dentro das quais se iam manifestar todos os fenômenos harmônicos por milênios de milênios ?’’
Bilhões de anos se passaram e hoje mal podemos descobrir vestígios dessas intervenções na Natureza do planeta, como as que resultaram na extinção dos dinossauros ou constatar a própria inexistência desses vestígios, quando o assunto é o afundamento da ATLÂNTIDA, restando tão somente suas lendas e relatos. O mesmo acontece na sucessão de civilizações ao longo da História. É o resultado da ação direta do Alto no Plano Menor esculpindo a matéria física e as criaturas que encarnam nela…
.À guisa de exemplificação e sem a intenção de esgotar o tema vamos a algumas hipóteses dessa intervenção, dessa ação direta do Alto, documentadas pela literatura espírita, observando, se possível, a ordem cronológica dos acontecimentos. Abrimos uma única exceção de ação da Natureza no item 11, porque entendo que os fatos ali são por demais evidentes assim como os seus desígnios .
1) A transferência para a Terra primitiva , sob o comando de Jesus, de espíritos de Espíritos rebeldes provenientes de planeta da Estrela de Capela, para integrarem a raça Adâmica em benefício da Humanidade terrestre.
2) A ação da Espiritualidade nos eventos que compõem os feitos memoráveis de Moisés tanto no Egito como no período de 40 anos na condução do povo hebreu em direção à Terra Prometida;
3) Os eventos posteriores à chegada do hebreus à Terra Prometida, que resultaram na prevalência deles sobre os demais povos da região.
NOTA DO BLOG: a titulo de ilustração, cumpre lembrar que, dentre esses hebreus foram escolhidos por Jesus alguns personagens ilustres para colaborar com o Cristo no destino especialíssimo do Brasil. HUMBERTO DE CAMPOS declinou seus nomes espirituais na obra ‘’BRASIL, CORAÇÃO DO MUNDO, PÁTRIA DO EVANGELHO’’ : são os espiritos HELIL, protetor de PORTUGAL e ISMAEL, que se tornou anjo protetor do BRASIL. (Mais detalhes nos itens 9 e 10).
4) A distribuição da cultura, ciência e sabedoria por todo o planeta (Egito, India, China e Grécia) por meio da reencarnação de espíritos de grande luz, como parte das. providências de preparação de todo o planeta para a vinda de Jesus Cristo
5) Os eventos e as características inéditas que cercaram tanto a concepção, a gestação de Maria, como o nascimento e a vida de Jesus .
NOTA DO BLOG: Sobre Jesus recomendamos a leitura no ANEXO I o ENSAIO DO BLOG contendo o livro O CORPO DE JESUS, em 3 partes uma delas contendo trechos de ‘’3 ESPIRITOS DE LUZ REVELAM A NATUREZA DO CORPO DE JESUS’’.
6) O empenho pessoal do próprio Cristo em resgatar Saulo do (mau) caminho que optara e redirecionar Paulo no caminho da luz de modo implantar o cristianismo
7) A ação mediúnica da Espiritualidade nos primeiros passos dos cristãos integrantes do Cristianismo Primitivo.
8) As circunstâncias que redundaram na tomada de Constantinopla pelos turcos em 1453 (século XV), forçando os europeus a abandonar sua zona de conforto para procurar um ‘’caminho para as Índias’’, estimulando, assim, as navegações..
9). A escolha por Jesus de HELIL (ver item 3) um célebre rabino de Israel do século I A.C, para reencarnar em PORTUGAL e responder pela formação de importantes navegantes europeus. E o fez com pleno sucesso. Veio a ser o infante D. Henrique, fundador da Escola de Sagres em 1460, no século XV da qual saiu VASCO DA GAMA, PEDRO ALVARES CABRAL E CRISTÓVÃO COLOMBO, dentre outros.
10) A escolha por Jesus de ISMAEL (ver item3) filho de ABRAÃO com Agae a serva de Sara. Ismaeldeu origem à nação árabe, enquanto que Isaac deu origem a nação judaica. Ismael foi escolhido por Jesus para responder pelos destinos de um território em forma de coração, situado no continente americano, séculos antes de sua descoberta. Jesus reservou para essa nação importante destino no futuro do planeta. O nome original dessa terra antiquíssima segundo os Registros Akashicos é BARATSIL.
11) O empenho da Espiritualidade em proteger JOANA D’ARC que, no século XV, salvou a FRANÇA católica da derrota para a INGLATERRA anglicana e preservou a nação para o advento da TERCEIRA REVELAÇÃO da Doutrina Espírita 4 séculos mais tarde.
12) No século XVI destacamos uma ação da Natureza: em 1588, uma grande frota de navios de guerra chamada pelos espanhóis de Invencível Armada saiu com destino ao Canal da Mancha,. Eram 130 navios com 30.000 soldados e tripulantes. Objetivo: invadir e aniquilar a Inglaterra anglicana e impor-lhes a terrível INQUISIÇÃO católica. A vitória seria facilmente alcançada graças ao fraco poderio bélico da Inglaterra. Mas, no meio do Canal uma enorme e inusitada tempestade afundou quase todos os navios e os restantes foram derrotados pelos poucos navios ingleses. Essa derrota diminuiu o poder da Espanha e da Inquisição na Europa.
13) No século XIX ocorreua intervenção da Espiritualidade dos Estados Unidos com os acontecimentos ocorridos em HYDESVILLE com as irmãs FOX em 1850. Em 1857 se deu a verdadeira ’’invasão de luzes’’ que a Espiritualidade promoveu na França para a TERCEIRA REVELAÇÃO, projetando a figura de ALLAN KARDEC sob o comando do ESPIRITO VERDADE.
NOTA DO BLOG : Veja no início deste segmento ‘’A história das irmãs FOX’’ em PRIMÓRDIOS DO ESPIRITISMO
14) Ao coordenar as ações de ISMAEL em relação ao Brasil, diz HUMBERTO DE CAMPOS na obra ‘’BRASIL, CORAÇÃO DO MUNDO, PÁTRIA DO EVANGELHO’’ que JESUS, séculos antes de sua descoberta, designou-o: a) manter intactas suas fronteiras físicas de modo a conservar-lhe o ‘’design’’ cordiforme (na forma de coração|); e b) empenhar-se para que sua colonização se desse por meio dos portugueses, navegantes desde suas antiquíssimas encarnações na antiga Fenícia, já que Portugal era considerado por Jesus ‘’a nação mais humilde da Europa. c) confiar o poder de direção da nação brasileira aos descendentes da Real Casa de Bragança e recomendou a Ismael que a troca desse poder nunca resultasse em derramento de sangue. Essa orientação foi cumprida até mesmo quando da proclamação da República, Como resultado desse evento, nas palavras de Jesus ‘’o País atingiu sua maioridade.’’
Esse é um evento importante. Então, qual seria então a orientação de Jesus com relação ao futuro? Após a descrição do evento da proclamação da República HUMBERTO DE CAMPOS responde a essa pergunta reproduzindo no referido livro os comentários de Jesus, comparando-os às memoráveis palavras ditas por ele no Sermão da Montanha .
Destacamos alguns trechos desse memorável discurso relacionados à ação política dos brasileiros.:
‘’ Irmãos, a Pátria do Evangelho atinge agora a sua maioridade coletiva. Profundas transisões assinalarão a sua existência social e política. Uma nação que alcança a maioridade é a responsável legítima e direta por todos os atos que pratica no concerto dos povos do planeta. Necessário é separemos agora o organismo político do Brasil dos alvitres (das orientações) permanentes e constantes do mundo espiritual, para que todos os seus empreendimentos sejam valorizados. ( o grifo é nosso) (….) E encerra dizendo: Acompanharemos indiretamente o Brasil (….).
CONCLUSÃO DO BLOG SOBRE INTERVENÇÕES DO PLANO ESPIRITUAL EM EVENTOS DO PLANETA
BRASIL: AS INTERVENÇÕES NARRADAS POR HUMBERTO DE CAMPOS
Na referida mensagem JESUS deixa claro que, com a Proclamação da República, com a saída de D. Pedro II, reencarnação do espírito LONGINUS, seu escolhido para desempenhar essa missão, a atenção e proteção direta do Alto deixa de existir nas ações políticas da nova República, ficando o Brasil político ‘’entregue à sua responsabilidade própria’’ E que, a partir de então, tal ocorreria somente no que refere ao campo da assistência espiritual e completa :’’estaremos porem a posto sustentando o Brasil espiritual que de ora em diante passará a ser nosso precioso patrimônio’’
Neste texto procuramos mostrar que as intervenções do Alto ocorrem quando i) há justo merecimento da criatura na ação ou ii) há justo receio de expor parcela inocente da humanidade a riscos prejudiciais.
E essas intervenções deixam de ocorrer justamente para respeitar o livre arbítrio de cada um e a lei de causa e efeito. Deixam de existir tais intervenções no campo das ações políticas, onde o cidadão brasileiro evoluirá aprendendo e experimentando as consequências do seu LIVRE ARBÍTRIO.
Importa, pois, que façamos por merecer a assistência espiritual de ISMAEL, o Anjo protetor do Brasil para nos inspirar na condução da Pátria do Cruzeiro.