ARTIGO (trechos selecionados)

Compreendendo seus mecanismos, função, importância e o seu bom aproveitamento

Ana Cláudia Leal Felgueiras https://pt.slideshare.net/anaclaudialeal

Professora de Direito e Palestrante Espírita

‘’Conceito de dor é um sinal fisiológico que caracteriza uma injuria celular visando a integridade da organismo pelo reflexo de retirada. Não ocorre apenas nos casos de doença. É um alarme de que um grupo de células estão morrendo. O cérebro entende que o que se esta fazendo é prejudicial a integridade do organismo. Não sentir dor é sinal de doença.

Mecanismos fisiológico da dor

O córtex cerebral corresponde à camada mais externa do cérebro dos vertebrados, sendo rico em neurônios e o local do processamento neuronal mais sofisticado e distinto. O córtex humano tem 2-4mm de espessura, com uma área de 0,22m2 (se fosse disposto num plano) e desempenha um papel central em funções complexas do cérebro como na memória, atenção, consciência, linguagem, percepção e pensamento.  (…..)

O arquicórtex (ou rinencéfalo) preside aos mecanismos instintivos, ligados à preservação do indivíduo e da própria espécie.

O neocórtex, já mais desenvolvido nos primatas, fornece suporte a atividades cognitivas e voluntárias, que atingem na espécie humana o seu máximo desenvolvimento. Isto produz alívio da dor (analgesia). Um pouco desse alívio vem da estimulação dos neurotransmissores narcóticos naturais de alívio da dor chamados de endorfina, e encefalina.  Os sinais de dor podem disparar os caminhos no sistema nervoso autônomo quando passam através da medula, provocando aumento do batimento cardíaco, respiração ofegante e transpiração (……)  Como os caminhos ascendentes da dor viajam pela espinha dorsal e medula, eles também podem ser disparados pela dor neuropática – danos aos nervos periféricos, espinha dorsal e o próprio cérebro. Contudo, a extensão do dano pode limitar a reação dos caminhos descendentes do cérebro.

Caminho da dor

Sistema analgésico  Endorfinas e Encefalinas:   Bloqueiam a dor, agindo naturalmente no corpo como analgésicos. Esses hormonios, que também atuam como neurotransmissores tem efeito analgésico, minorando os efeitos das dores, inclusive as dores afetivas. Como efeitos de opiáceos que, como as drogas heroína e morfina elas modulam a dor, reduzindo o desconforto. À medida em que estas neurotransmissões encefalinergicas e endorfinérgicas vão se processando dentro do cérebro e no sistema nervoso central, o corpo em sua totalidade vai reagindo com suores, secreções, taquicardias, tremores, paralizações, dilatações da pupila, gagueira, excitação sexual, vômitos e lágrimas, por exemplo. Elas promovem uma espécie de catarse psíquico/corporal. Quem nunca se sentiu melhor após uma sessão de vômitos, uma crise de choro ou um forte momento de transpiração? Portanto emoção é uma reação involuntária ligada às funções orgânicas, ou seja, o corpo é que produz, e que por vezes pode ser observada por terceiros. Emoção o corpo é que experimenta. Já o sentimento é a interpretação que damos à emoção.

Portal de Controle da Dor

Concentrada a atividade elétrica na região do Arquiocórtex menor é a atividade do sistema analgésico central. Esta maior atividade cerebral nesta região gera e uma menor produção de substâncias analgésicas são liberadas na corrente sanguínea. Pois, o portão de controle da dor se abre e o indivíduo sente mais dor. Mais atividade elétrica na região do Neo córtex  Aumento da atividade elétrica cerebral nesta região libera a ação do sistema analgésico central.   (…..)

“Potência da alma.”

Tudo o que vive neste mundo, natureza, animal, homem, sofre e, todavia, o amor é a lei do Universo e por amor foi que Deus formou os seres.” (…)   É uma lei de equilíbrio e educação, é uma necessidade de ordem natural.”  (…..) O homem em sua ignorância busca suprimir a dor.

É, pois, realmente, pelo amor que nos tem, que Deus envia o sofrimento. Fere-nos, corrige-nos como a mãe corrige o filho para educá-lo e melhorá-lo; trabalha incessantemente para tornar dóceis, para purificar e embelezar nossas almas, porque elas não podem ser verdadeiras, completamente felizes, senão na medida correspondente às suas perfeições.

Origem da dor:

“De duas espécies são as vicissitudes da vida, ou, se o preferirem, promanam de duas fontes bem diferentes, que importa distinguir. Umas têm sua causa na vida presente; outras, fora desta vida’’. (E.S.E)  (Evangelho Segundo o Espiritismo)

 Frida Kahlo :

‘’Eu pinto-me porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o tema que conheço melhor”.

É considerada uma das mais grandiosas pintoras mexicanas. Ela pintava para si mesma, numa tentativa de minorar a sua dor. Sua vida foi marcada por tragédias que acabaram por traçar o seu caminho e influenciar o modo como via o mundo e tudo aquilo o que a rodeava.  (…..)  A impossibilidade de ser mãe, devido ao grave acidente que sofreu, foi o seu maior desgosto. A gravidez e o aborto foram dos temas mais retratados, em telas cheias de revolta e tristeza.  (….)

 O Evangelho Segundo o Espiritismo

Bem-aventurados os que choram, pois que serão consolados. Bem-aventurados os famintos e os sequiosos de justiça, pois que serão saciados. Bem-aventurados os que sofrem perseguição pela justiça, pois que é deles o reino dos céus. (S. MATEUS, cap. V, vv. 5, 6 e 10.)

Causas de Resignação

Instrução dos Espíritos no Evangelho Segundo Espiritismo “Mas, ah! poucos sofrem bem; poucos compreendem que somente as provas bem suportadas podem conduzi-los ao reino de Deus.  (….). O fardo é proporcionado às forças, como a recompensa o será à resignação e à coragem.  (….) .”Lacordaire. (Havre, 1863.)

Acorda, o mundo lá fora te espera.

Muitos precisam de um sorriso, uma palavra amiga. E você preocupado com a sua dor. Pare, pense no outro, esquece um pouco de si. E verás a dor que agora te alucina, é o grão de areia. Que, na ostra, vira pérola enfeitando a vida. Sorria, afaste a dor do coração. Ajudando a quem precisa de uma força maior. Capaz de transformar aflições. Em fortaleza de fé em Deus . Léon Denis ensinou :  ‘’Tudo se resgata pela dor.’’

A DOR E SUA IMPORTÂNCIA PARA A DOUTRINA ESPÍRITA